Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
LAEMM: ligando tecnologia, produção e educação
Rafaeli Fiori Borges, Jefferson Haag, Manuelle Kaiper Boeira, Isadora de Moura Bueno, Felipe Alves Pain, Vitória de Oliveira, Hayra Kohler Schleicher

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


Em 2018, foi criado o programa de extensão “Laboratório de Análise e Ensaios de Materiais Metálicos (LAEMM)” para atender as demandas de ensaios/testes de materiais na cidade de Caxias do Sul, considerada o segundo polo industrial metalmecânico do Brasil. Tem como objetivo  promover tecnologias e soluções metalmecânicas com ênfase na capacitação profissional da comunidade. Tal escopo vai ao encontro de pesquisas de demandas realizadas pela equipe do programa com empresas, associações e sindicatos da serra gaúcha, que mapeou as principais demandas de ensaios e análises, bem como o melhor formato de cursos para formação inicial e continuada. Assim, o programa foi estruturado para atuar em três áreas temáticas da extensão, sendo elas: educação (Edu), tecnologia e produção (Tec) e comunicação (Webs). Em 2021, percebeu-se o desafio de consolidar a marca LAEMM e, assim, fez uma reflexão sobre quais ações os projetos temáticos poderiam desenvolver para atingir o seu público-alvo, focando e  mantendo o escopo do programa. Os objetivos deste ano são apresentar ações estratégicas para consolidar a rede de contatos e as ações educacionais e tecnológicas para capacitação e prestação de serviços. A metodologia foi adaptada da gestão ágil. As ferramentas de gerenciamento do projeto foram o Trello e o Google Drive.  Foram realizadas reuniões de alinhamento e refinamento que aconteceram semanalmente através do Google Meet, definindo as atividades que seriam priorizadas através de uma lista de entregas a ser realizada nas sprints. A primeira atividade foi a atualização da identidade visual do LAEMM. Em seguida, foram feitas pesquisas sobre métodos de impulso das redes sociais, originando um cronograma de postagens, posts interativos e vídeos curtos para fortalecer a rede de contatos. Após, foi organizada a  lista de contatos de empresas e produzido um portfólio, contendo 8 módulos. Nas ações educacionais, foram produzidos conteúdos e vídeos técnicos, em que foram criados roteiros e a sua gravação foi realizada nos laboratórios do Campus. Outra ação foi a estruturação de um curso de extensão a distância, o qual será ofertado para a comunidade gratuitamente, que foi organizado contendo 20 horas (síncrono e assíncrono) e 6 módulos de conteúdos técnicos  Os resultados foram um notável crescimento nos números nas redes sociais de alcance e de seguidores. Houve a reestruturação no logo do projeto com mudança da paleta de cores e no símbolo. A lista de empresas foi ampliada e agora serão contatadas para divulgação das soluções ofertadas pelo LAEMM. Foram produzidos 12 conteúdos e 15 vídeos técnicos do momento gravatinha que foram postados nas redes sociais Conclui-se que, com base nos resultados obtidos, o LAEMM tem se consolidado como um agente de difusão do conhecimento e promoção de qualificação profissional, estreitando vínculos com a comunidade.

Palavras-chave


Ensaios e Análise. Rede de Contatos. Difusão de Conhecimentos.

Texto completo: PDF