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Ensino de ciências e divulgação científica: reflexões e possibilidades para o ensino de biologia
Sheyla Souza Dare, Janaína De Nardin

Última alteração: 16-11-2021

Resumo


A divulgação científica facilita o entendimento da população sobre as ciências desenvolvidas, através de revistas, jornais, eventos e mídias sociais. É importante para a compreensão do mundo e formação cidadã. Porém, também enfrenta dificuldades, por conta da sua linguagem, que muitas vezes utiliza a formalidade e conceitos científicos desconhecidos em sua maioria, pelo distanciamento da realidade dos estudantes, entre outros motivos. Pesquisas na área do ensino de ciências têm atribuído aos textos de divulgação científica (TDC) potencial de superação de algumas dessas dificuldades. O propósito deste trabalho é apresentar o projeto “Ensino de Ciências e Divulgação Científica: reflexões e possibilidades para o ensino de biologia”, que tem como objetivo analisar textos de divulgação científica, relacionados à biologia, verificando se contam com correção científica e recursos adequados para que possam constituir ferramentas de apoio nas aulas de Ciências. Aqui, foram analisados TDC relacionados especificamente ao tema “vírus”, sendo esse tema dividido em oito categorias: ciência e método científico, evolução, genética, biotecnologia, imunologia, epidemiologia, patologia e tratamentos. Utilizou-se uma abordagem descritiva e exploratória, baseada em categorias. O objeto de análise é a Revista Pesquisa FAPESP, nas edições do ano de 2020. O método utilizado para analisar os artigos das seções capa, notas da pandemia, ciências e boas práticas divide-se em duas categorias: conteúdo e forma.  A categoria conteúdo abrange a temática debatida, os procedimentos internos da ciência, a funcionalidade institucional da ciência e quais abordagens e contexto o artigo está inserido. A categoria forma pesquisa a estrutura que o texto foi construído, a linguagem empregada e quais recursos visuais e textuais são utilizados. Até o momento foram analisados 48 artigos, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho. Somente a partir do mês de março que o tema escolhido começa a ser abordado com mais frequência por conta da pandemia do novo Coronavírus. Ao todo, cerca de 28 artigos tem potencial para serem utilizados como material de apoio e para se pensar em atividades para uso em sala de aula. A revista possibilita debates e reflexões acerca da ciência e das relações sociais, políticas e econômicas que a fazem e rodeiam, contribuindo para a formação crítica, capacitando para uma maior compreensão das problemáticas que nos cercam. Além disso, possibilita o aprendizado em outras áreas do conhecimento, como as linguagens, já que o projeto envolve análise e interpretação de texto.


Palavras-chave


Pesquisa. Divulgação Científica. Ciência.

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