Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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IFRS Contribui: relato de experiência sobre consultorias a pequenos negócios afetados pela pandemia de COVID-19
Isadora Girardelo da Silva, Danilo Mattes Navarro Filho

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


O Brasil foi fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus, tendo uma expressiva retração do PIB em 2020 e alcançando máximas históricas de desemprego. Micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, fundamentais para o desenvolvimento e sustentabilidade dos arranjos produtivos locais, enfrentaram ainda mais dificuldades, decorrentes das necessárias restrições impostas aos negócios.. Nessa conjuntura, tornam-se necessárias ações de apoio à gestão e à dados de mercado, como o projeto de extensão “Assessoria a Micro, Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Porto Alegre impactados pela pandemia''. O projeto, associado ao programa IF Mais Empreendedor Nacional, oferece apoio e orientação aos empreendedores atendidos mediante compartilhamento de conhecimentos a respeito das principais áreas de gestão, potencializando a sobrevivência, a manutenção e a expansão dos empreendimentos. Outrossim, o projeto visa atuar positivamente para o desenvolvimento da região das organizações assessoradas, em aspectos econômicos e sociais. O projeto propôs a realização de um diagnóstico empresarial para cada negócio assessorado. A partir desse mapeamento, foram criados planos de ação individualizados, focando nas maiores necessidades de cada empreendimento. Foram realizados diagnósticos empresariais para dezoito empresas de seis cidades do Rio Grande do Sul com a participação de estudantes e servidores de nove campi do IFRS e planejados mais de trinta planos de ação, a serem executados no decorrer do projeto. Para cada empresa foi criado um plano de ação de marketing ou finanças, dependendo das prioridades, configurando o plano de ação um. No plano de ação dois, as empresas vão “trocar” de lugar, sendo aquelas que estavam sendo trabalhadas pelo marketing no plano de ação um, agora serão criados planos de ação de finanças para as mesmas. Ademais, semanalmente são enviadas, por e-mail, newsletters informativas sobre o andamento do projeto, assim como notícias, conteúdos e eventos aos empreendedores. Constatou-se que as principais demandas das empresas assessoradas estão relacionadas com as áreas de marketing e finanças, áreas que impactam fortemente a situação da empresa, estando em linha com os objetivos propostos pelo projeto.

 

 


Palavras-chave


Empresas. Consultoria. Pandemia.

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