Última alteração: 02-02-2022
Resumo
Nesses últimos dois anos, com a chegada da Covid-19, foram testadas inúmeras formas de ensinar e de se conectar com os alunos fora das escolas, já que não podíamos aglomerar para que o vírus não se espalhasse. O ensino remoto foi a principal ferramenta usada pelas escolas no Brasil todo, e projetos como o Mais Ciência: Monitoria de Biologia só vêm para melhorar a qualidade de ensino e fazer com que os alunos aprendam de uma forma mais prática e acessível no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Alvorada. A partir deste, os monitores do projeto estão sempre a disposição para ajudar os estudantes do primeiro ao quarto ano do ensino médio, além de ajudar na organização didática com ideias e criação de slides para melhor entendimento em aulas ao vivo, além de incentivar a criatividade dos estudantes a partir de experimentos científicos na área de biologia. Com isso, se iniciou a feição de podcasts semanais com todo o conteúdo e didática necessária para o melhor entendimento dos estudantes, principalmente para trabalhar na inclusão de um aluno deficiente visual do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, durante o terceiro trimestre. Com podcasts de em média 6 minutos e 30 segundos de duração e utilizando soundtracks famosas para aumentar o interesse do aluno no áudio. Foram gravados e editados a partir do software Reaper64-bit, sobre todos os assuntos propostos do segundo ano: Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia com todas as suas características e curiosidades. A disponibilização dos podcasts para os alunos vinha da professora, que enviava por Whatsapp ou postava no Moodle, site usado para o EAD no IFRS - Campus Alvorada. Essa pode ser uma ótima ferramenta para ser usada no ensino remoto. É inegável que com a chegada dos monitores com todos os materiais facilitou o entendimento da matéria de muitos alunos do Campus, além de que incentivou muito o estudo dos monitores em biologia e a vontade de ensinar.
Link da apresentação: https://youtu.be/asLhYm17Jxg