Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Políticas Públicas na Educação Profissional
Caroline de Oliveira Rodrigues, Romir de Oliveira Rodrigues, Aline da Silva Quintana

Última alteração: 18-11-2021

Resumo


O projeto de pesquisa “Políticas Públicas da Educação Técnica e Profissional brasileira: cenários em transformação” iniciou suas atividades em 2018 e continua suas investigações com uma parceria com o Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado na Educação (GPRPPE/UFRGS), coordenado pela Professora Vera Maria Vidal Peroni. Atualmente, atravessamos um contexto de mudanças econômicas, políticas e socioculturais no Brasil que afetam as políticas públicas educacionais, acarretando a descontinuidade de programas e imposição de reformas. Nosso projeto busca analisar os impactos da implementação do Novo Ensino Médio e do Programa Novos Caminhos na educação profissional, em especial, a voltada para a etapa do ensino médio. Para atingir este objetivo, a metodologia está baseada na análises críticas da legislação, de relatórios institucionais, artigos científicos, documentos, reportagens e outras fontes primárias e secundárias. Somando o acúmulo das edições anteriores do projeto com os estudos iniciais sobre políticas públicas, educação profissional e mundo do trabalho, identificamos o empreendedorismo como um eixo central das políticas em análise. A partir disso, estamos realizando um levantamento de dados dos relatórios do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) no período de 2016 a 2020. Este estudo, ainda em etapa inicial, permite inferir que no Brasil, o empreendedorismo representa uma alternativa de ocupação frente ao desemprego estrutural. Contudo, é possível observar a existência de contradições entre o discurso de liberdade, autonomia e progresso social que o empreendedorismo pode proporcionar face à realidade concreta da maioria dos sujeitos que empreendem. Como consequência destas contradições podemos perceber uma progressiva precarização nas condições de vida dos trabalhadores, afastando-os cada vez mais de seus direitos à cidadania, proteção e justiça social. Para a continuidade da pesquisa está previsto o cotejamento dos dados sobre empreendedorismo, novas configurações do mundo do trabalho e o conteúdo da formação profissional das políticas de EPT. Desta forma, espera-se obter indicativos para compreender as implicações destes processos no ensino médio integrado nos Institutos Federais.


Palavras-chave


Educação Profissional. Políticas Públicas. Empreendedorismo.

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