Última alteração: 19-11-2021
Resumo
O projeto de pesquisa “Tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem em ciências da natureza” visa compreender como as tecnologias digitais podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências da Natureza na perspectiva do mobile learning e do Bring Your Own Device no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Gráficos informacionais (Infográficos) são representações visuais de informações, desde as mais simples às mais complexas. O conteúdo dos Infográficos pode conter textos, figuras e ilustrações estilizadas a animações de dados interativos. Infográficos têm sido utilizados como um recurso de ensino e aprendizagem de ciências. A criação de infográficos por estudantes também os estimula a encontrar e avaliar informações de fontes confiáveis, além de desafiá-los a apresentar essas informações de forma criativa, contribuindo para a aprendizagem do tema em estudo. No contexto desta pesquisa, o objetivo deste trabalho é identificar as características que dão qualidade a um infográfico, e como os mesmos estão sendo utilizados no ensino de ciências da natureza. Foi realizada uma revisão de literatura no portal de periódicos CAPES/MEC, utilizando os conjuntos de palavras-chave: “Chemistry” e “Mobile learning”, “Chemistry” e “App”, “Chemistry” e “Smartphone”, “Chemistry” e “Tablet”, “Chemistry” e “Bring your own device”. Foram aferidos 20 artigos, dos quais 5 foram selecionados por abordarem a utilização de infográficos no ensino de ciências, em especial no ensino de química. A partir dos artigos selecionados, foram identificadas 5 características que dão qualidade aos infográficos: a mensagem do infográfico, a definição do público-alvo, a organização e design, a representatividade, e as fontes de dados. E foram identificadas 5 propostas didáticas que utilizam infográficos como recurso de ensino e aprendizagem de ciências. Após a análise dessas propostas, identifica-se que infográficos podem ser utilizados enquanto recurso didático de forma a promover o interesse dos alunos e a facilitar a alfabetização científica dos mesmos, desde que se dedique um tempo preliminar à atividade junto aos estudantes para caracterizar e definir infográficos, assim como para orientar os alunos em como criá-los. Além disso, destacamos a importância de avaliar o infográfico produzido pelos discentes; essa avaliação, para além de aspectos estruturais, tais como o planejamento, conteúdo textual, gráfico, citações, e design, deve considerar a aprendizagem promovida no tema específico estudado, durante esse processo de desenvolvimento do infográfico.