Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O que as pesquisas sobre o ensino de ciências no curso normal revelam?
Simone Rosanelli Dullius, Andréia Modrzejewski Zucolotto

Última alteração: 21-11-2021

Resumo


O presente estudo é um recorte da pesquisa do Mestrado de Educação Profissional e Tecnológica (Profept). O tema da pesquisa é a didática do ensino de ciências a partir do contexto de uma disciplina denominada Estudos de Ciências no curso Normal Pós-Médio oferecido em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. O objetivo deste recorte da pesquisa é investigar como o ensino de ciências é abordado no Curso Normal em diferentes regiões do Brasil, a partir de pesquisas publicadas sobre o assunto. A escolha do tema justifica-se pela minha atuação docente em um Curso Normal na disciplina de Estudos de Ciências, desta forma esse estudo será um espaço de reflexão e potencialização da minha prática. Quanto à metodologia é uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de caráter qualitativo, baseada no levantamento e seleção de obras disponíveis no formato online na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os trabalhos são relativos às pesquisas publicados na última década sobre o tema. Os textos escolhidos, depois da análise inicial de resumos e leitura parcial das obras elencadas, assinalam os temas da realidade sociocultural do aluno, os conhecimentos significativos, o uso de tecnologias da comunicação e da informação, a alfabetização científica deficitária, formação continuada e metodologias diferenciadas como  importantes para pesquisas sobre o assunto. Os achados permitem identificar contribuições que a pesquisa do curso de Mestrado poderá trazer para a área e para a qualificação da educação Profissional em questão.

 


Palavras-chave


Curso Normal. Ensino de Ciências. Didática de Ciências.

Texto completo: PDF