Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O uso de recursos didáticos na elaboração de um curso de nivelamento
Giulia Gonçalves da Silva, Lisandro Bitencourt Machado, Kelli Lessa de Souza, Alexia Lenara Blumm

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


Este presente trabalho desenvolveu-se a partir das produções elaboradas no projeto de ensino Laboratório de Ensino de Matemática, amparando-se em pesquisas e atividades realizadas pelos bolsistas e voluntários na edição anterior e atual do projeto. Propondo incorporar conceitos e conteúdos de matemática do Ensino Fundamental para alunos ingressantes ao Ensino Médio e favorecer a trajetória dos estudantes nessa fase de transição, foi organizado um curso de nivelamento elaborado a partir das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O curso, disponibilizado na plataforma institucional Moodle, estrutura-se na divisão entre três módulos, sendo eles: Geometria Plana, Funções Polinomiais e Probabilidade e Estatística. As sequências didáticas que compõem o curso abrangeram a utilização de diversos recursos, entre eles vídeos, jogos didáticos, softwares gráficos online, apresentações, materiais organizados em documentos para leitura contendo histórias e problemas contextualizados com situações do cotidiano. Todas essas atividades e instrumentos citados foram dispostos para possibilitar uma melhor experiência dos estudantes com a disciplina de matemática. Toda a produção dos materiais ficou a cargo dos bolsistas e voluntários do projeto, que são os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Osório, eles ficaram responsáveis por preparar estas produções com recursos diversificados que foram utilizados no decorrer deste curso. É possível destacar que a diversificação dos recursos torna-se mais atrativa para o estudante, visto que explora os conteúdos com uma abordagem diferente da qual foi apresentada durante sua passagem pelo Ensino Fundamental, para que o conteúdo seja trabalhado com um recurso específico de forma a abranger suas particularidades e objetivos de cada módulo. Em síntese, todos os recursos mencionados anteriormente foram distribuídos entre os módulos, entretanto com objetivos diferentes, de modo que os vídeos foram planejados com a intenção de explicar conteúdos, resolver questões e realizar tutoriais. Os jogos por sua vez trouxeram duas abordagens, sendo utilizados para treinamento e também como metodologia de ensino, para o conteúdo de coordenadas polares e para evidenciar o conceito de probabilidade respectivamente. Por conseguinte a presença do software gráfico online (GeoGebra) possibilitou trabalhar com exercícios de visualização de teoremas e propriedades da geometria, permitindo que o estudante manipulasse as construções. Diante do exposto evidenciamos que o curso encontra-se finalizado e sendo realizado por estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado do IFRS - Campus Osório, do curso Técnico de Informática. Além disso, destacamos que temos como objetivo promover melhorias nas sequências didáticas dispostas no curso, levando em consideração o feedback dos estudantes após a finalização, para que futuramente possamos institucionaliza-lo  e disponibilizá-lo como um curso MOOC (Massive Open Online Course), que é um Curso Online Aberto e Massivo. Link YouTube: https://youtu.be/aBp7h51ifUo

Palavras-chave


Ensino, Matemática, Educação

Texto completo: PDF