Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Aplicativo que visa o reforço do ensino da língua portuguesa nas modalidades de escrita e leitura para surdos
Adriele Kailane de Oliveira Colossi, Raquel de Miranda Barbosa

Última alteração: 18-11-2021

Resumo


O termo Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, e utilizado para identificar os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover a inclusão. A lei número 10.436, de abril de 2002, trata do fato de que  a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS não pode substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Por consequência, o objetivo geral desse projeto é a criação de um aplicativo para o auxílio no ensino da língua portuguesa para alunos surdos em relação à escrita e leitura. Para isso, inicialmente foi realizada uma parceria com a escola Escola Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, uma instituição voltada para a educação de pessoas com deficiência auditiva. A partir de pesquisas acerca da legislação atual, dos métodos de ensino de línguas e de estratégias de gamificação (uso de técnicas de jogos para melhorar o ensino e estimular o interesse do aluno), foi proposto um aplicativo para reforço da língua portuguesa para os surdos, respeitando as suas singularidades. O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento do aplicativo, e atualmente conta com um site para cadastro das questões que serão contidas no mesmo. Neste trabalho é utilizado o bilinguismo, ou seja, é promovido o ensino da língua portuguesa através da LIBRAS, a língua materna dos surdos, dando especial valor ao canal visual. Após a implementação, o aplicativo será disponibilizado para os alunos da escola parceira, para avaliação quanto à usabilidade e acessibilidade. Através desse aplicativo busca-se reforçar e acelerar o aprendizado da língua portuguesa para os surdos, de forma lúdica, trazendo benefícios para sua inclusão e autonomia.


Palavras-chave


LIBRAS. Aplicativo. Inclusão.

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