Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de apoio à inclusão digital no período de ensino remoto
Cláudia Beise, Rafael de Oliveira, Eveline Fischer

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


As Tecnologias da Informação e da Comunicação são ferramentas inerentes à conjuntura atual e é notória sua influência nas mais diversas áreas do conhecimento. No que concerne ao campo da educação, o uso dessas ferramentas tem renovado o processo de ensino e aprendizagem. Um dos grandes desafios dessa prática pedagógica é a inclusão de educandos em desigualdades sociais na cultura digital. É neste contexto que surge o Projeto Monitorias 2021 do IFRS - Campus Vacaria, o qual conta com ações na área de inclusão digital. Um dos seus objetivos é o apoio pedagógico no contexto do ensino remoto e a capacitação de estudantes para o uso de ferramentas digitais, visando auxiliá-los com as dúvidas referentes ao uso destas. Para que a estrutura de atendimentos remotos seja eficaz, é necessária a produção de materiais específicos, a integração de diversas mídias e a presença de uma equipe multidisciplinar, bem como o acompanhamento e a avaliação do processo de aprendizagem. Desta forma, a proposta das atividades síncronas foi de sanar dúvidas e dar apoio às demandas trazidas pelos discentes. Assim, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada e as abordagens adotadas pela autora durante suas atividades enquanto monitora nos atendimentos síncronos. Dada a baixa adesão inicial, por parte dos alunos, foi possível realizar atendimentos individualizados e personalizados, adequando-os à melhor forma de entendimento do aluno. A proximidade gerada durante este processo estabeleceu uma relação de ganho para ambas as partes, as quais desenvolveram seus conhecimentos por meio da troca de experiências e melhor comunicação. Esse processo, inerente ao vínculo formado, viabilizou a desconstrução de paradigmas, proporcionando aos alunos novas visões sobre as ferramentas e informações que têm à disposição. Isso fez com que eles entendessem que as dificuldades fazem parte do processo de aprendizagem e podem ser superadas através de apoio pedagógico . Além disso, o alto engajamento dos alunos durante as monitorias permitiu que eles compreendessem melhor seus modos de aprendizado, proporcionando um espaço  motivador e contribuindo para a construção de uma autonomia no processo de aprendizagem ao longo da vida. Durante os atendimentos foi possível perceber que a experiência de monitoria é essencial para a formação acadêmica, pois, com a utilização de métodos ativos de ensino e aprendizagem, ela propicia ao monitor o aperfeiçoamento de seus conhecimentos na área, além de ampliar suas habilidades e competências técnicas. Nesse sentido, a prática de monitoria demandou atitude proativa da autora, a qual precisou criar estratégias motivadoras e individualizadas para cada discente a partir de suas características, contribuindo, desta forma, para um ambiente de estímulo ao estudo e atenuante de ansiedade. Destaca-se que o excelente resultado obtido foi fruto de uma proveitosa relação interpessoal estabelecida entre monitora e aluno.

https://youtu.be/ZYmKkGB1AX8


Palavras-chave


Inclusão Digital. Monitoria. Apoio Pedagógico.

Texto completo: PDF