Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Tecnologias digitais como ferramenta para aprender Matemática
Adrielle Lopes de Lima, Aline Cardoso de Oliveira Macedo, Agda Aparecida Gaudencio de Oliveira

Última alteração: 12-11-2021

Resumo


O Projeto de Pesquisa “Laboratório de Matemática: Buscando estratégias para o aprender” surgiu como resposta aos problemas recorrentes de dificuldade de compreensão e aplicação de conceitos básicos da Matemática do Ensino Fundamental pelos estudantes dos primeiros anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Rio Grande, estes que resultam em baixos índices de aprovação e desinteresse pela comunidade discente nesta disciplina. Vinculado ao Projeto de Ensino “Laboratório de Matemática: revisitando conceitos e explorando possibilidades para o aprender”, possui como objetivos averiguar e pesquisar diferentes metodologias de ensino para sanar as complexidades apresentadas de uma maneira mais leve e divertida, com o intuito de desmistificar a educação e o aprendizado da Matemática para alunos e professores. Inicialmente, através da pesquisa em materiais didáticos e uso de softwares como o PowerPoint e de gravação de tela, desenvolvemos tutoriais voltados para o estudo de inequações de 1º e 2º grau, inequações simultâneas, inequações produtos e quocientes, sistemas de inequações, inequações exponenciais e inequações logarítmicas a fim de compartilhar este material nas turmas de Matemática I, primeiro degrau desta disciplina nos Cursos Integrados. Estes materiais também serão disponibilizados para o uso no projeto de ensino, com a intenção de auxiliar também no acompanhamento das aulas oferecidas. Visto o pouco tempo decorrido desde o início das atividades, os resultados parciais consistem na produção dos vídeos já citados. Pretendemos, ao disponibilizarmos os tutoriais para os estudantes, investigar através de um formulário se eles foram efetivos e, a partir destes resultados, direcionar a produção de outros materiais. Em vista disso, já realizamos um levantamento dos assuntos do Ensino Fundamental que os estudantes têm mais interesse em revisitar, para os quais também pesquisaremos diferentes estratégias, visando produzir recursos didáticos. Também intencionamos prosseguir com a criação de mais tutoriais relacionados às inequações e na linha de investigação das dificuldades manifestadas pela turma acompanhada pelo projeto em paralelo com a finalidade de concretizar os objetivos propostos, contribuindo para um melhor aprendizado da Matemática no Campus.


Palavras-chave


Matemática. Aprender. Tecnologias.

Texto completo: PDF