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Campanha Palavras que Abraçam: criando conexões afetivas no IFRS Campus Osório
Luaiha Luísa Silva Silveira, Gabriel Silveira Pereira, Maria Antonia Rosa Alves, Milene Araújo Vitorino, Luiza Soethe Avila

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


A Campanha “Palavras que Abraçam”, ação integrante do "Programa Pertencer - Acolhimento, Escuta e Integração em Assistência Estudantil no IFRS", consistiu enquanto uma oportunidade de criar conexões afetivas e aproximar a comunidade acadêmica do IFRS Campus Osório durante o período de distanciamento social e consequente contexto de ensino remoto. Apresentou como tema a importância da afetividade às relações humanas, fundamentando-se na potência das práticas dialógicas para a construção do pertencimento. Como problema, considerou a questão: de que forma proporcionar uma vivência humana e afetiva à comunidade do Campus Osório, durante o contexto remoto, mediados pela dimensão tecnológica? Diante disso, teve-se por intenção mobilizar essa comunidade em uma prática voltada a espalhar sensibilidade, afeto e empatia através de mensagens acolhedoras, intituladas como “Abraços Virtuais”. A ação foi realizada durante a segunda e atual edição do Programa Pertencer, no mês de agosto de 2021, com o objetivo de proporcionar um momento de troca afetiva e acolhedora, de ser humano para ser humano, com o intuito de fazer o bem e, em retribuição, receber o mesmo. No que concerne aos aspectos metodológicos, essa iniciativa foi desenvolvida a partir de cinco etapas, sendo elas: (a) criação da identidade visual e do formulário para recepção dos abraços virtuais; (b) divulgação da ação, com postagens na página do Instagram do Programa (@pertencer_ifrsosorio) e envio de e-mails institucionais; (c) análises das mensagens, categorizações e organizações em planilhas de Excel; (d) cruzamento das mensagens entre participantes; e, por último, (e) envio, por e-mail, dos abraços virtuais, em 1° de setembro, para a comunidade do campus, como abertura à Programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A Campanha contou com a adesão de estudantes e servidores, recebendo 118 abraços, encaminhados por 60 participantes, mas que alcançaram toda a comunidade interna, considerando que determinados abraços foram enviados coletivamente para turmas, cursos e/ou equipes de trabalho. Entre os resultados evidenciados, menciona-se os comentários espontâneos recebidos durante todo o período de divulgação da ação e na entrega dos abraços virtuais, perspectiva qualitativa que fundamenta a importância do afeto para as relações humanas e o quanto, no contexto atual, mostra-se fundante pensar em alternativas que mobilizem trocas e aproximações, de modo a criar conexões afetivas. Salienta-se, também, a perspectiva de continuidade e ampliação da ação, podendo, inclusive, no âmbito presencial, ganhar novos formatos. A apresentação deste trabalho poderá ser acessada em: https://youtu.be/LoGE1NtcPmE

Palavras-chave


Conexões Afetivas. Distanciamento Social. Pertencimento.

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