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Educação Física no ensino médio integrado: possibilidades de integração curricular a partir da perspectiva dos estudantes
Henrique Mateus Teodoro, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 19-11-2021

Resumo


A dificuldade de promover a integração e articulação entre os conhecimentos e componentes curriculares no Ensino Médio Integrado (EMI) é algo recorrente nos Institutos Federais. Na Educação Física (EF), essa premissa não é diferente. Desta forma, este estudo buscou identificar conhecimentos de especificidade da EF com potencial para integrar-se com os conhecimentos de outros componentes curriculares. Nessa direção, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, que teve como mote analisar os relatórios elaborados pelos estudantes do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Informática. Cabe destacar que o desenvolvimento da pesquisa como planejado inicialmente ficou comprometido, devido a maneira como o calendário acadêmico e as atividades remotas foram organizadas. Mesmo assim, foi possível identificar alguns conteúdos ensinados na EF com potencial para o desenvolvimento de trabalhos integrados com outros componentes curriculares. A capoeira, na EF, possui aproximação com as artes cênicas e a dança, na disciplina de artes, pois a dança e a encenação são duas características marcantes da capoeira. Com literatura, a capoeira pode se vincular principalmente com o estudo dos conceitos de arte e cultura. No que concerne à sociologia, ao estudar os modos de produção, o capital, o trabalho e a alienação, pode-se fazer articulações com a capoeira e a sua orgânica relação com a escravidão e o racismo no Brasil. No que concerne a filosofia, o estudo dos padrões de beleza, estética corporal e mídia e também o conteúdo gênero, mulheres e esporte, da EF, possuem relação com a percepção sobre o mundo, o senso de justiça e o questionamento sobre os fatos ao nosso redor. Da mesma forma, os mesmos conteúdos da EF possuem relação com o biopoder, temática da Sociologia. Os megaeventos esportivos, da EF, podem ser relacionados com o conteúdo de funções na Matemática, para a realização dos cálculos relacionados aos legados econômicos, pois a realização de um megaevento implica em elevado investimento financeiro. O conteúdo dos Jogos Olímpicos, um megaevento esportivo, possui relação com História e o estudo da Grécia Antiga. Além dos citados, na EF estudamos vários conteúdos que tratavam sobre o corpo, no entanto, na grade curricular do primeiro ano do curso não há Biologia, não sendo possível estabelecer relações entre os conteúdos. Assim, conclui-se que há vários conteúdos de diferentes componentes curriculares que possuem relação e podem ser ensinados de maneira integrada, cabendo aos professores identificá-los com o objetivo de propor a realização de trabalhos coletivos, para dessa maneira, potencializar uma aprendizagem mais integrada e global, premissa do EMI.


Palavras-chave


Integração curricular. Formação integral e integrada. Formação profissional.

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