Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência sobre a organização da feira de ciências online na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Oscar Tollens no município de Porto Alegre
Renata Raquel Veríssimo Gomes, Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira, Carolina Casco Duarte Schlindwein, Laíse da Silva Durante, Júlia Maia Reck, Luciane Lemos da Silva, Cleide Cristina Campinho Fonseca Marques, Susana de Souza Fraga, Moacir Vargas Gaspar, Robson Campos do Carmo

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


O presente trabalho relata a experiência de organização da feira de ciências online na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Oscar Tollens vivenciada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante o ano de  2019 foi realizada nesta escola, a primeira edição da feira de ciências, a qual teria a segunda edição realizada em 2020, no entanto devido a atual pandemia da COVID-19 a mesma não pode ocorrer. Assim, o objetivo deste trabalho foi organizar a segunda feira de Ciências online na E.E.E.M. Dr. Oscar Tollens em 2021. As feiras de ciências auxiliam na divulgação científica e na iniciação dos alunos no meio científico através de diversas atividades práticas relevantes, em função de serem consideradas eventos sociais, científicos e culturais visam melhorar a comunicação entre os alunos e a comunidade em geral. No contexto pandêmico, a feira online significou uma oportunidade de manter a relação entre docentes e discentes. Inicialmente elaboramos e aplicamos uma pesquisa com o intuito de avaliar a percepção da comunidade escolar em relação à proposta da realização de uma feira de ciências. Após, apresentamos a proposta da feira para a direção e professores. Para facilitar a comunicação com os alunos foi criado um e-mail da feira e um regulamento contendo informações como: link de inscrição, áreas para o desenvolvimento do projeto, vídeo com dicas para gravação e datas importantes, de modo que os alunos que não possuíam acesso à internet, poderiam realizar entregar os seus projetos de modo presencial.Durante os turnos da manhã e tarde foi realizada a projeção da feira na escola de modo a incluir a participação dos alunos que estavam tendo aulas naqueles períodos, ao total a transmissão online da feira atingiu um público de 74 pessoas.Todos os alunos que participaram da feira receberam um certificado de participação. Após a realização da feira foi desenvolvido um formulário para avaliar a satisfação da comunidade escolar em relação ao evento, de modo que a maioria  demonstraram-se satisfeitos e acreditam que a feira foi importante para promover a assimilação dos conteúdos e a interdisciplinaridade. Deste modo, conclui-se que as feiras de ciências possuem um impacto positivo para a comunidade escolar, por isso a realização deste tipo de evento é de extrema relevância para promover a cultura científica e a compreensão do conteúdo estudado em sala de aula pelos alunos. Levando em consideração, que auxiliam no desenvolvimento da autonomia, na organização do pensamento crítico e na socialização com os demais alunos e professores.

https://www.youtube.com/watch?v=u9FU_YC3dMc


Palavras-chave


Feira de Ciências. Educação. Interdisciplinaridade.

Texto completo: PDF