Última alteração: 02-02-2022
Resumo
O presente trabalho relata a experiência de organização da feira de ciências online na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Oscar Tollens vivenciada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante o ano de 2019 foi realizada nesta escola, a primeira edição da feira de ciências, a qual teria a segunda edição realizada em 2020, no entanto devido a atual pandemia da COVID-19 a mesma não pode ocorrer. Assim, o objetivo deste trabalho foi organizar a segunda feira de Ciências online na E.E.E.M. Dr. Oscar Tollens em 2021. As feiras de ciências auxiliam na divulgação científica e na iniciação dos alunos no meio científico através de diversas atividades práticas relevantes, em função de serem consideradas eventos sociais, científicos e culturais visam melhorar a comunicação entre os alunos e a comunidade em geral. No contexto pandêmico, a feira online significou uma oportunidade de manter a relação entre docentes e discentes. Inicialmente elaboramos e aplicamos uma pesquisa com o intuito de avaliar a percepção da comunidade escolar em relação à proposta da realização de uma feira de ciências. Após, apresentamos a proposta da feira para a direção e professores. Para facilitar a comunicação com os alunos foi criado um e-mail da feira e um regulamento contendo informações como: link de inscrição, áreas para o desenvolvimento do projeto, vídeo com dicas para gravação e datas importantes, de modo que os alunos que não possuíam acesso à internet, poderiam realizar entregar os seus projetos de modo presencial.Durante os turnos da manhã e tarde foi realizada a projeção da feira na escola de modo a incluir a participação dos alunos que estavam tendo aulas naqueles períodos, ao total a transmissão online da feira atingiu um público de 74 pessoas.Todos os alunos que participaram da feira receberam um certificado de participação. Após a realização da feira foi desenvolvido um formulário para avaliar a satisfação da comunidade escolar em relação ao evento, de modo que a maioria demonstraram-se satisfeitos e acreditam que a feira foi importante para promover a assimilação dos conteúdos e a interdisciplinaridade. Deste modo, conclui-se que as feiras de ciências possuem um impacto positivo para a comunidade escolar, por isso a realização deste tipo de evento é de extrema relevância para promover a cultura científica e a compreensão do conteúdo estudado em sala de aula pelos alunos. Levando em consideração, que auxiliam no desenvolvimento da autonomia, na organização do pensamento crítico e na socialização com os demais alunos e professores.
https://www.youtube.com/watch?v=u9FU_YC3dMc