Última alteração: 12-11-2021
Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa maior, intitulada “História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI)” e que conta com bolsas PIBIC-CNPq e PROBIC-FAPERGS. O projeto tem por objetivo a localização, identificação e sistematização de possíveis fontes acerca das categorias recém citadas. Ainda, pretende-se reunir todas as fontes encontradas, de acordo com suas características, e produzir uma espécie de catálogo, em formato de e-book. Como justificativa, destacam-se as poucas produções existentes na região acerca das categorias abrangidas por esse projeto, assim, pela relevância social, considera-se fundamental o desenvolvimento da pesquisa sobre essa localidade. Ademais, a presente pesquisa tem muito a favorecer no desenvolvimento dos conhecimentos nos três campos compreendidos por este trabalho, o que é proveitoso para os estudantes dos cursos de licenciatura, Pós-Graduação e Mestrado que têm por foco a Educação Profissional, oferecidos pelo IFRS. Além disso, devido ao fato de o IFRS ter por base a educação profissional, as áreas abordadas são fundamentais para refletir sobre a própria atuação da instituição, e, também, o estudo da região faz parte do compromisso social do IF. Contudo, tendo em vista que se trata de uma pesquisa recente, e com o intuito de fundamentar teoricamente a investigação, este estudo visa apresentar a pesquisa sobre acervos digitais realizada em periódicos que têm o foco nas áreas implicadas nesta investigação, os quais são: Revista História da Educação –ASPHE, Revista Brasileira de História da Educação, Cadernos de História da Educação, e Historia y Memoria de la Educación. Logo, através da busca pelos artigos publicados utilizando-se o descritor “acervos digitais”, verificaram-se poucas produções acerca do tema, somando, ao total, 7 trabalhos encontrados. Para finalizar, entende-se que o tema ainda não é muito discutido, embora seja algo extremamente necessário, principalmente diante do cenário de pandemia que se instaurou no mundo, impossibilitando, assim, a visita a acervos físicos. Além disso, os acervos digitais são um meio de preservar os documentos históricos, bem como promover a democratização do acesso a eles.