Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
Tauana Rosa de Souza de Miranda, Mariana Lima Duro

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O processo de formação dos alunos licenciandos perpassa por uma série de preparações até chegarem nos estágios de docência, quando efetivadas as situações de práticas. Visando estreitar essas relações, o projeto Iniciação à docência: Ensinar e aprender matemática do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Canoas do IFRS, oferecido nas modalidades indissociável, ensino e extensão, tem como propósito desenvolver os pilares ensino, pesquisa e extensão na formação dos futuros professores. Aqui, tem-se como objetivo discutir a metodologia de trabalho desenvolvida de forma a tornar as ações do projeto, de fato, indissociável entre Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto propõe discutir o ensino de matemática nos aspectos relacionados ao ensino da disciplina no IFRS e à extensão dos conhecimentos acadêmicos em troca com a comunidade a partir do desenvolvimento de cursos de curta duração na modalidade MOOC. Estes aspectos foram adaptados à realidade do ensino a distância no ano de 2020. Para isso, a pesquisa torna-se fundamental para compreender a integração curricular dos cursos de Ensino Médio integrados do campus Canoas e a realidade escolar da comunidade do município, analisando as possibilidades de desenvolvimento e avaliação dos cursos propostos pelo IFRS e pelo projeto (MOOC). Assim, o projeto, em suas três modalidades, realizam reuniões semanais que discutem os aspectos teóricos contextuais e de conteúdo, visando a construção do produto final, constituído em um curso MOOC de ensino de matemática, considerando diversos aspectos sobre sua oferta e se público-alvo. O projeto encontra-se em desenvolvimento inicial, estando finalizadas as primeiras atividades a serem desenvolvidas. Como resultado, os bolsistas vinculados aos projetos elaboraram atividades refletindo sobre alguns padrões matemáticos existentes na natureza, na arquitetura e nas artes. A partir disso, foi criada uma oficina chamada "A matemática está em tudo?" na qual o número de ouro e a Sequência de Fibonacci são aplicadas para a compreensão desses padrões. A partir dessa oficina, que será realizada com estudantes dos IFs de todo o Brasil, participantes da Olimpíada de Matemática dos IFs (OMIF), espera-se obter feedbacks quanto às atividades desenvolvidas e suas relevâncias, para que sejam adaptadas a um curso MOOC para um público-alvo semelhante.



Palavras-chave


iniciação à docência, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ensino de matemática.

Texto completo: PDF