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O cultivo ecológica de alimentos na horta escolar/de casa
Última alteração: 26-01-2021
Resumo
Este projeto tem como intuito incentivar o cultivo de alimentos ecológicos em hortas caseiras e escolares. Visando o cultivo de hortaliças sem o uso de agrotóxicos e utilizando alternativas naturais, como o não revolvimento do solo, preservação da matéria orgânica, matéria seca e seus nutrientes. A motivação deste projeto é cultivar alimentos orgânicos, auxiliando em uma alimentação mais saudável e balanceada por meio de projetos integradores no ensino médio integrado. O mesmo teve origem no início do ano de 2020, com a orientação da professora Carina Tonieto e a participação do primeiro e segundo anos do curso técnico em agropecuária. O projeto busca incentivar a produção e o consumo de alimentos orgânicos, visando sempre a perspectiva ecológica, dessa forma, o projeto proporciona instruções para coordenar uma pequena horta caseira por meio de uma página no Instagram administrada pelos bolsistas e pela orientadora do projeto e por um grupo no WhatsApp, do qual participam os alunos e professores envolvidos no projeto. Diante da pandemia da Covid-19 o projeto sofreu algumas adaptações e foi possível por meio da realização o cultivo na horta de casa. Desse modo, os alunos e professores foram orientados para construir um modelo de horta caseira, incentivando aqueles que ainda não possuíam uma horta à dar início a sua construção e os que já possuíam a dar continuidade ao cultivo, mas desta vez, optando pelo formato ecológico e recebendo suporte de todos os professores envolvidos, com dicas e instruções para efetuar o manejo correto de cada cultura e a manutenção do solo. As disciplinas ministradas no período de APNPs, das turmas envolvidas, estão integradas ao projeto e organizadas em atividades síncronas (que ocorrem nas terças-feiras de tarde) e assíncronas. Com o surgimento deste projeto, foi possível realizar o cultivo de hortaliças em diversas proporções na horta de casa, considerando o espaço (canteiros, vasos) e as condições climáticas associadas ao manejo ecológico, assim obtivemos resultados extremamente satisfatórios, colhendo hortaliças de alta qualidade e de boa procedência. Tendo em vista os aspectos apresentados, concluímos que este projeto contribui para uma reeducação alimentar e para a aprendizagem do manejo ecológico da horta caseira, tendo como consequência proporcionar uma melhor qualidade de vida a quem cultiva e se alimenta deste produto e uma nova experiência pedagógica no período de afastamento social durante a pandemia.
Palavras-chave
Projeto Integrador. Horta Ecológica. Ensino-Aprendizagem.
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