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Laboratório de preservação de acervos bibliográficos: dinamizando ações didático-pedagógicas no curso técnico em biblioteconomia
Nathalya Porciuncula Rocha, Lizandra Brasil Estabel, Raika Luz Severo

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre, apresenta em seu currículo a disciplina “Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos II”, de caráter teórico-prático com destaque para o domínio das rotinas de conservação preventiva e a prática de pequenos reparos e encadernação de livros, considerado um diferencial na formação do Técnico em Biblioteconomia. O desenvolvimento de aulas práticas torna-se necessário e a colaboração de um discente que exerça atividades de monitoria no desenvolvimento destas aulas é de significativa importância para a mediação e para que se efetive o processo de aprendizagem. As coleções que compõem os acervos das bibliotecas reúnem inúmeros tesouros bibliográficos, que estão sujeitos a diversos danos, correndo inclusive o risco de se perderem caso as políticas adotadas para proteção desses materiais não estejam pautadas em ações corretas. Por essa razão, a conservação preventiva pode ser entendida como uma das políticas mais eficazes e mais necessárias no que se refere à preservação dos acervos bibliográficos. Dentre os objetivos do Projeto pode-se destacar: desenvolver ações que favoreçam um melhor aproveitamento dos discentes nas rotinas desenvolvidas no Laboratório de Preservação de Acervos; produzir materiais didático-pedagógicos que possam qualificar as atividades práticas desenvolvidas no Laboratório e estimular a realização de estudos dirigidos, de modo a ampliar os conhecimentos acerca da formação do Técnico em Biblioteconomia. A disciplina possui uma carga horária de 180h/a com maior ênfase nas atividades práticas, o que exige um acompanhamento especial para que os estudantes possam ter êxito na realização das atividades, em especial alunos que apresentam alguma dificuldade ou deficiência. Devido à situação extraordinária da pandemia de Covid 19, a disciplina em questão está sendo oferecida como Atividade Pedagógica Não Presencial (APNP) e, consequentemente, as atividades práticas dessa disciplina não estão ocorrendo em Laboratório, mas mediadas por computador no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Cada aluno matriculado na APNP está realizando as atividades práticas em casa e o acompanhamento é realizado pela professora e monitoras. Os materiais disponibilizados no Moodle são apresentados em forma de texto, videoaulas, tutoriais e as atividades síncronas e assíncronas ocorrem através de fóruns, chats e e-mails. As rotinas que envolvem a higienização de livros, pequenos reparos, acondicionamento, via de regra, são atribuições do Técnico em Biblioteconomia. Daí a necessidade de formar um profissional capacitado, que possa cumprir com êxito estas atribuições no mundo do trabalho, preservando a memória, conservando os acervos bibliográficos e possibilitando o acesso à informação.

Palavras-chave


Biblioteconomia. Conservação Preventiva. Aprendizagem.

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