Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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GRUPO BIOPAN: CAPACITAÇÕES TÉCNICAS UTILIZADAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES
Guilherme Bortolotto da Silva, Geraldo José Rodrigues, Amanda Almeida Martins, Ítalo Rossi, Maiani Vieira Domingues, Mariele Nunes Francisco Boeira

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Há vários anos, a região dos Campos de Cima da Serra vêm sofrendo uma intensa
transformação socioespacial e econômica. A pecuária, que por muito anos foi uma das
principais fontes econômicas dos municípios, está perdendo espaço para as culturas
de grãos. Assim, para se tornarem mais competitivos, os produtores são incentivados à adotarem novas tecnologias de insumos, como a correção de fertilidade dos solos,
introdução de espécies hibernais e irrigação. Dois projetos, de pesquisa e ensino,
foram propostos para medir o impacto do uso das tecnologias de insumo sobre as
pastagens naturais e catalogar de modo virtual as espécies nativas encontradas,
ambos desenvolvidos agrupadamente e respectivamente denominados: “Catalogação
digital e identificação de espécies herbáceas nativas ocorrentes nos Campos de Cima
da Serra - IFRS Campus Vacaria” e “Impacto do uso de tecnologias de insumos sobre
a composição florística do ecossistema dos Campos de Cima da Serra”. Em vista de
que os projetos exigem técnicas para realização das avaliações, o presente trabalho
teve por objetivo capacitar os estudantes envolvidos sobre o tema, a fim de
proporcionar um melhor desenvolvimento e execução dos projetos. Além disso, como
objetivos específicos, oferecer um ambiente de socialização e integração de maneira
virtual. A hipótese do trabalho é que os bolsistas estarão mais capacitados e seguros
para auxiliar na condução dos estudos, quer seja para produção teórica ou prática. As
capacitações técnicas foram realizadas semanalmente, através da plataforma web
Meet, totalizando, até o momento, 10 encontros. Inicialmente, as capacitações foram
ministradas pelo coordenador dos projetos (5 capacitações) e em outros momentos
pelos próprios discentes (5 apresentações). Os assuntos abordados foram solicitados pelos estudantes e estão intimamente relacionados aos temas dos projetos. Para obtenção de dados e resultados dessa metodologia de ensino empregada, foi aplicado um questionário virtual (Google Forms) para que os bolsistas pudessem relatar suas experiências e aprendizados obtidos a partir dos 10 encontros realizados. Já com as respostas recebidas, percebeu-se que os estudantes estão aptos para contribuir nas atividades dos projetos, uma vez que assistiram e ministraram aulas dos assuntos que irão ser explorados dentro de cada estudo. Também, conforme os componentes do grupo, as capacitações auxiliaram na integração entre os membros do ensino/pesquisa. Com isso, conclui-se que a utilização dessa metodologia de ensino resultou na aprendizagem, experiências e integração dos estudantes, promovendo um melhor desempenho na realização dos projetos, com organização, harmonia e cooperação dentro do grupo BioPaN (Biodiversidade de Pastagens Naturais).

Palavras-chave


Tecnologias de insumo. Capacitação. Socialização.

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