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PROGRAMA PERTENCER: ACOLHIMENTO, ESCUTA E INTEGRAÇÃO EM ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFRS - CAMPUS OSÓRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Rhaiany Isidoro de Oliveira, Gabriel Silveira Pereira, Amanda Silveira Rhoden, Isadora Horst Bitencourt, Victor de Lucena Santos, Gabriela Bocchese Garcez

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O “Programa Pertencer - Acolhimento, Escuta e Integração em Assistência Estudantil no IFRS” é um Programa de Ensino, desenvolvido no Campus Osório, que está em sua primeira edição. A proposta tem por objetivo promover espaços de acolhimento, escuta e integração em Assistência Estudantil, com a intenção de colaborar com o sentimento de pertencimento dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Além disso, fundamenta-se na preocupação em contribuir com o êxito e incentivar a permanência estudantil na Instituição, de modo a tornar suas vivências ainda mais afetivas e humanas. Entre as atividades que inspiraram a criação deste Programa está o “Integra IF”, um Projeto de Ensino realizado anualmente no primeiro trimestre, e que objetiva promover a aproximação e a interação entre estudantes de primeiros e terceiros anos do EMI. Nesse sentido e devido à ausência de um programa que compreendesse os temas de acolhimento e integração durante todo o ano, criou-se essa proposta. Cabe destacar, no entanto, que o Programa foi pensado com vistas a ser desenvolvido no âmbito presencial e, portanto, teve de ser reformulado em virtude da suspensão do calendário acadêmico, com a missão de atender também as especificidades observadas e vivenciadas durante o isolamento social gerado pelo período de pandemia. Entre as ações desenvolvidas, neste novo contexto, destaca-se o atendimento realizado a partir do Formulário "Precisa de Ajuda", um canal de comunicação entre estudantes, membros da Assistência Estudantil e bolsistas, o qual se constitui como um meio de possibilitar a manutenção do vínculo dos estudantes e favorecer a atuação da Assistência Estudantil enquanto forma de proteção social. Além disso, a partir das redes sociais, o Programa também vem recebendo e publicando dicas de estudos, às quais têm sido compartilhadas por estudantes e egressos da Instituição, uma possibilidade de promover trocas de experiências e, ao mesmo tempo, um diálogo ativo com estudantes que fazem e/ou fizeram parte do Campus. Nesse sentido, mesmo que o Programa ainda esteja em fase inicial, ratifica-se a relevância das ações desenvolvidas, bem como os resultados que podem ser observados diariamente, seja pelas interações estabelecidas entre os egressos e os demais estudantes, como também pelas trocas mais individualizadas, que se mostram importantes movimentos de escuta, reflexão e acolhimento. Ademais, registra-se a intenção da equipe em inserir novas práticas entre as dinâmicas do Programa, buscando aproximá-lo ainda mais dos estudantes.

Palavras-chave


Assistência Estudantil. Acolhimento. Integração.

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