Tamanho da fonte:
COMO DESENVOLVER UM CORO INFANTIL DE FORMA ONLINE
Última alteração: 04-02-2021
Resumo
Neste trabalho, será apresentada a experiência de desenvolver um coro de crianças de oito a 12 anos de forma online, no âmbito do projeto de extensão Coro Infantil do Projeto Prelúdio 2020, do IFRS – campus Porto Alegre. grupo musical vinculado ao programa de extensão Projeto Prelúdio. Aqui serão abordados os seguintes tópicos: as dificuldades que estão sendo encontradas para conseguir desenvolver o projeto, as formas possíveis de comunicação com os alunos, a organização e o planejamento. Temos como objetivo mostrar também as possibilidades para desenvolver um projeto desses no formato à distância, mesmo sabendo que o mais comum seria de forma presencial. Como metodologia, o trabalho apresentará o planejamento da atividade para o formato à distância, a organização para os encontros online e os desafios vivenciados até o presente momento, uma vez que a ação teve início no mês de setembro do ano corrente e ainda está em andamento. As atividades do Coro Infantil do Projeto Prelúdio 2020 estão planejadas para resultar na produção de uma gravação audiovisual de duas canções preparadas pelo grupo. O ensaio das músicas tem se dado de forma síncrona, através da realização de um encontro quinzenal virtual com as crianças, e de forma assíncrona, com o estudo individual da canção por parte das/os coralistas, com o apoio de material guia de áudio por parte do professor. Os encontros online são realizados pela plataforma Google Meet. Neles, as crianças praticam as canções de dois modos: cantando em conjunto com o professor (nesse caso, com o microfone fechado); e cantando individualmente com o professor (nesse caso, com o microfone aberto). Até aqui, os desafios encontrados dizem respeito ao envolvimento diferenciado das crianças com a atividade, uma vez que o aspecto da prática coletiva síncrona não se viabiliza no formato online. A experiência musical de cantar em conjunto, com tudo que ela abarca tanto em termos de percepção sonora quanto no que diz respeito a aspectos sociais e afetivos, entre outros, ocorre de maneira diversa. No entanto, a despeito dessas limitações, é possível sugerir que a realização da atividade à distância tende a ser mais produtiva, no sentido de prover às crianças uma experiência musical de cantar em conjunto, do que a espera pela volta das condições ideais para sua realização de forma presencial.
Palavras-chave
Online. Coro. Infantil.
Texto completo:
PDF