Última alteração: 26-01-2021
Resumo
O projeto Caminhos para a autonomia tem como objetivo principal identificar e conhecer mais as experiências e as trajetórias de estudantes egressos do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFRS Campus Osório. Pudemos perceber que a instituição não realiza propriamente um acompanhamento sistemático daqueles que passaram pela instituição como estudantes, o que nos levou a pensar um projeto que vise prospectar e analisar as diferentes trajetórias e perfis dos grupos de egressos do EMI, de modo compreender como se percebiam e atuaram como discentes do IFRS, assim como que percursos e experiências profissionais e acadêmicas tiveram (e tem) após sua passagem pelo campus. Esse projeto leva em conta a indissociabilidade entre os eixos do conhecimento Pesquisa, Ensino e Extensão, propondo: 1. Na Pesquisa, identificar quem são os egressos, suas origens, experiências e trajetórias, percebendo se condições sociais e educacionais influenciaram suas escolhas e trajetórias profissionais e acadêmicas; 2. Na perspectiva do Ensino, para as ações de permanência e êxito no campus Osório, trazendo experiências para repensar processos de ensino-aprendizagem, reformular currículos e cursos, melhorar divulgação de auxílios estudantis, entre outros; 3. Na Extensão, criar encontros com egressos, permitindo situar trocas de experiências com os estudantes que permanecem na instituição através de conversas, palestras e ações comunitárias, de modo a estabelecer um vínculo permanente, incentivando a formação de um núcleo permanente de ex-estudantes. O que iremos apresentar são os esforços iniciais do projeto, priorizando a obtenção de informações, centrados na aplicação de questionário, levantamento de dados públicos, busca por outras experiências de egressos dos Institutos Federais, entre outros recursos.