Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Caminhos para a autonomia – trajetórias de egressos do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Osório
Maria Vitória Bühler, Marcelo Vianna, Nicoli Waschburger Mendonça, Giovanna Rangel Mazon, Victor Lucena Santos, Isadora Taylor Munari, Mariana Afonso Ost

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


O projeto Caminhos para a autonomia tem como objetivo principal identificar e conhecer mais as experiências e as trajetórias de estudantes egressos do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFRS Campus Osório. Pudemos perceber que a instituição não realiza propriamente um acompanhamento sistemático daqueles que passaram pela instituição como estudantes, o que nos levou a pensar um projeto que vise prospectar e analisar as diferentes trajetórias e perfis dos grupos de egressos do EMI, de modo compreender como se percebiam e atuaram como discentes do IFRS, assim como que percursos e experiências profissionais e acadêmicas tiveram (e tem) após sua passagem pelo campus. Esse projeto leva em conta a indissociabilidade entre os eixos do conhecimento Pesquisa, Ensino e Extensão, propondo: 1. Na Pesquisa, identificar quem são os egressos, suas origens, experiências e trajetórias, percebendo se condições sociais e educacionais influenciaram suas escolhas e trajetórias profissionais e acadêmicas; 2. Na perspectiva do Ensino, para as ações de permanência e êxito no campus Osório, trazendo experiências para repensar processos de ensino-aprendizagem, reformular currículos e cursos, melhorar divulgação de auxílios estudantis, entre outros; 3. Na Extensão, criar encontros com egressos, permitindo situar trocas de experiências com os estudantes que permanecem na instituição através de conversas, palestras e ações comunitárias, de modo a estabelecer um vínculo permanente, incentivando a formação de um núcleo permanente de ex-estudantes. O que iremos apresentar são os esforços iniciais do projeto, priorizando a obtenção de informações, centrados na aplicação de questionário, levantamento de dados públicos, busca por outras experiências de egressos dos Institutos Federais, entre outros recursos.



Palavras-chave


Egressos, perfis estudantis, trajetórias

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