Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA
Tiago Zappaz, Jonathan Henriques do Amaral

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


Esta pesquisa integrou as atividades desenvolvidas em 2019 no projeto “O ensino de Sociologia para adolescentes”, com o intuito de proporcionar aos bolsistas uma experiência de pesquisa sociológica – envolvendo a elaboração e aplicação de um questionário, a análise dos dados obtidos e a elaboração de um artigo. Os objetivos da pesquisa foram: (a) analisar o grau de compreensão das pessoas acerca da Sociologia e (b) conhecer diversas opiniões sobre a importância da disciplina. A aplicação dos questionários foi realizada durante o período de férias letivas, e cada bolsista ficou responsável pela aplicação de 20 questionários. Como o projeto possuía a participação de cinco estudantes em sua edição de 2019, foram aplicados, no total, 100 formulários. O instrumento era formado por quatro questões de múltipla escolha, seis questões em Escala Likert e uma pergunta aberta. Como estavam em férias, os bolsistas podiam escolher em que local a aplicação seria feita. As cidades em que os questionários foram aplicados foram Garibaldi, Bento Gonçalves e Butiá, no Rio Grande do Sul, e Miguel Pereira, no Rio de Janeiro. Por ser um exercício de pesquisa para iniciantes, não houve a preocupação em criar uma amostra que fosse significativa estatisticamente, ou seja, representativa de uma população. Quanto aos principais dados obtidos, 84% dos respondentes concordaram que a Sociologia está diretamente relacionada com o estudo da vida social; 80% concordaram que a Sociologia é importante para o funcionamento da sociedade; 72% concordaram que a Sociologia deve estar vinculada ao currículo de todos os anos do ensino médio; 57% concordaram que a Sociologia deve ser abordada no ensino fundamental; 27% associaram a Sociologia a um pensamento/partido político; 20% entenderam que a Sociologia é uma forma de ideologia política. Assim, foi possível verificar que a grande maioria dos respondentes concordava que a Sociologia é importante, porém alguns deles possuíam uma visão equivocada sobre a disciplina, como a de que ela estaria vinculada a uma ideologia política/partidária. Esse exercício de aplicação dos questionários foi de grande importância, visto que foi uma experiência nova para os bolsistas, possibilitando-lhes um maior contato com a disciplina. Um artigo de análise dos dados está em preparação, o que está sendo fundamental para que os bolsistas possam aperfeiçoar suas habilidades de escrita acadêmica.

Palavras-chave


Sociologia escolar. Ensino médio. Pesquisa.

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