Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Kahoot como estratégia significativa de revisão de conteúdos nas aulas de língua inglesa
Agatha Cardoso de Almeida, Lucía Silveira Alda

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


A partir da globalização, a língua inglesa tornou-se uma importante ferramenta de comunicação em um mundo cada vez mais internacionalizado. Contudo, o Brasil ocupa a quinquagésima primeira posição no ranking de setenta países sobre fluência da língua inglesa, conforme pesquisa conduzida pelo instituto British Council em 2019, que afirma ainda que apenas 1% da população brasileira é fluente. Esses dados apontam um grave problema de contornos específicos, e para que essas condições não se potencializassem ainda mais durante o ensino remoto, deu-se início às Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNPs), que consistem em atividades on-line preferencialmente ministradas na plataforma Moodle a fim de manter o vínculo afetivo com os alunos e instigar seus interesses. Nesse contexto, surge a necessidade de repensar as práticas didático-metodológicas e buscar ferramentas alternativas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar o uso da plataforma Kahoot nas APNPs como estratégia para revisão e fixação de conteúdos em língua inglesa, como parte dos materiais desenvolvidos a partir do projeto de ensino "Elaboração e adaptação de materiais didáticos com recursos tecnológicos para aulas de língua inglesa”, em andamento no câmpus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Essa prática se configura em uma forma efetiva e significativa de ensino, além de estimular a motivação do estudante, elemento central no processo de uma aprendizagem ativa. A disciplina de língua inglesa foi ofertada em três módulos sequenciais de 4 semanas cada, com conteúdos diversos. Para fixar e revisar esses tópicos propostos, desenvolvemos atividades utilizando o Kahoot, uma plataforma gamificada que incentiva a integração dos alunos por meio de uma sala virtual onde ocorrem testes de múltipla escolha, em um espaço de tempo definido, com questões sobre os assuntos ministrados na disciplina – vocabulário específico e outros –, acumulando uma pontuação  de acertos que o posicionará em um ranking. Dessa forma, os alunos são conduzidos a um ambiente de competição saudável, a partir da apresentação e revisão dos conteúdos de forma lúdica com a integração aos interesses contemporâneos. Para verificar a experiência prévia dos estudantes e contrastar com as práticas metodológicas atuais, realizou-se um questionário onde a partir de relato dos alunos, comprovou-se que o desenvolvimento dessas atividades práticas de ensino que utilizam a plataforma educacional Kahoot é efetivo como uma estratégia para revisão e fixação conteúdos de língua inglesa de forma benéfica e significativa.


 


Palavras-chave


Ensino. Língua inglesa. Kahoot.

Texto completo: PDF