Última alteração: 26-01-2021
Resumo
A Educação Ambiental é um dos eixos de trabalho do grupo PET Conexões Gestão Ambiental, que desenvolve ações em instituições públicas de Porto Alegre/RS. Em 2018, organizou-se um projeto de extensão denominado “Mostra Itinerante: Ensino e Ciência em Movimento”, que é dividido em cinco módulos. A partir da aplicação de tais módulos em escolas, oportunizou-se a criação de três materiais educativos para professores/as, em formato de apostilas, focando nas temáticas dos módulos: “Reciclagem e Meio Ambiente”, “Projeto Mais Pampa” e “Saúde e Meio Ambiente”. Este trabalho busca apresentar tais materiais educativos como ferramentas para a inserção da Educação Ambiental nas escolas. A escolha do modelo de apostila justifica-se pelo entendimento de que contribui para a difusão de conhecimentos e práticas que tornam-se replicáveis em diferentes contextos, contribuindo para a expansão das práticas educativas ambientais, bem como para a sensibilização quanto aos assuntos propostos. Em cada documento foi formulado um roteiro de atividades e sua confecção, buscando fontes extras para referenciar e qualificar o debate. A temática de Reciclagem e Meio Ambiente é focada na importância da separação de resíduos e suas diferentes categorias, apresentando as legislações vigentes sobre o tema, vídeos de apoio para serem usados com os e as estudantes e, por fim, sugestões de brinquedos e jogos a serem desenvolvidos com resíduos sólidos em sala de aula. O Projeto Mais Pampa apresenta o passo a passo de jogos sobre o bioma pampa como recurso didático, apresentando características do bioma e quais animais lá vivem, confeccionados com materiais recicláveis pelos bolsistas do grupo PET e com o caráter de fácil reprodução. O módulo Saúde e Meio Ambiente trabalha as interconexões entre saúde humana e saúde do planeta tendo como eixo conector a alimentação, propondo atividades lúdicas trabalhando o conteúdo de forma crítica porém relacionada ao cotidiano e contribuindo para uma visão sistêmica de saúde. Como resultados parciais, o grupo produziu as três apostilas que estão em vias de serem publicizadas. A produção de tais materiais promoveu um aprendizado aos e às bolsistas, que desenvolveram os materiais conforme a faixa etária que serão aplicados, de forma que foi necessário um esforço de tradução da linguagem tornando-o acessível e de fácil compreensão, bem como ilustrativo e atraente. Os assuntos abordados de modo mais lúdico e interativo promovem maior interação do público com temas que são essenciais para a formação de pessoas conscientes, reflexivas acerca das questões socioambientais.