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EXPERIMENTOS NO AUXÍLIO À APRENDIZAGEM ATIVA E SIGNIFICATIVA DE LENTES
Bárbara Scalco Cesca, Tiago Belmonte Nascimento, Diônatan Nadal

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido enquanto bolsista de projeto indissociável, com fomento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem mais significativa nas aulas de Física no Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, localizada em Cotiporã/RS. Foi aplicado de modo online e assíncrono uma Unidade Didática (U.D.), na turma do terceiro ano de 2020 na disciplina de Física, que teve como conteúdo o estudo da formação de imagens em lentes. A turma era composta por 22 alunos, sendo que 21 concordaram em participar da pesquisa. A U.D. estava inserida dentro das aulas normais da disciplina, os estudantes realizaram todas as atividades propostas, mas apenas os participantes tiveram suas respostas consideradas neste trabalho. As atividades aplicadas foram previamente aprovadas pelo professor regente da turma.A  U.D. foi baseada na teoria da aprendizagem significativa, formulada e defendida por David Ausubel(Teorias de Aprendizagem,M.  Moreira, 1999), o qual defende que os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem, processo que não deve ocorrer de forma mecânica. Em complemento a esta teoria, foi também considerada a aprendizagem ativa (Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas, N. Studart 2019), na qual os alunos devem estar envolvidos de modo engajado e participativo. A participação ativa do estudante, pode ser considerada como um indicativo de sua disposição para estudar, assim a aprendizagem ativa e a aprendizagem significativa se complementam e foram utilizadas juntas no processo de ensino. Para diagnosticar a evidência de aprendizagem foram realizados dois questionários, um no início e um no fim da  U.D., o primeiro questionário também foi utilizado para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. Além dos questionários também foi realizado um experimento, que os alunos puderam fazer em casa. A atividade consistia em olhar para uma flecha através de um recipiente de vidro, antes vazio e depois cheio d'água para observar a diferença das imagens. Todas as questões foram abertas para permitir aos alunos maior liberdade de respostas. Analisando os resultados desta pesquisa nota-se que antes do experimento 33% descreveram de modo correto o que é uma lente, após 100% dos alunos conseguiram descrever e relacionar  o seu funcionamento com o olho humano e 90% classificaram a lente formada no experimento de modo preciso. Todos os alunos conseguiram melhorar o seu entendimento de modo significativo, relacionando o experimento de modo correto com a teoria.



Palavras-chave


Aprendizagem significativa. Aprendizagem ativa. Experimentos de Física.

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