Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Fundamentos de Automação Industrial: desenvolvimento de materiais didáticos relacionados à realidade dos discentes como forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
Gustavo Dziekaniak Fonseca, Maurício Soares Ortiz, Eduardo Ianzer Moraes, Vinícius Gularte Moreira

Última alteração: 26-01-2021

Resumo


Os conteúdos introdutórios para a área de Automação Industrial apresentam uma série de complexidades que dificultam o entendimento para assuntos base como, por exemplo, sensoriamento, medição de grandezas, controladores, entre outros. Essa barreira existente com os conteúdos introdutórios encadeou uma ponderação quanto aos materiais e aos métodos que são fundamentais para o entendimento da Área. Ao encontro dessas dificuldades discentes, no que diz respeito aos materiais didáticos, tem-se a falta de conteúdos produzidos com uma linguagem adequada para o aluno que não possui vivência profissional na área, considerando a modalidade subsequente e, agravando-se quando se refere a ingressantes do ensino médio. Desse modo, o desenvolvimento de materiais didáticos atualizados e relacionados à realidade dos discentes da Educação Profissional e Tecnológica, buscando analogias com o cotidiano e com o saber comum, que potencializam o processo de ensino. O trabalho proposto tem como objetivo, o desenvolvimento de materiais didáticos de Automação Industrial, buscando diminuir a complexidade  dos conceitos, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem. Para a realização do trabalho, primeiramente, foi realizada uma releitura dos materiais base do professor da disciplina, buscando analogias com o cotidiano. Posteriormente, tem-se a proposta da realização de uma ação conjunta entre os alunos bolsistas, o docente responsável e os alunos que já realizaram a disciplina de Fundamentos de Automação, identificando as lacunas apresentadas no processo. A partir desses indicadores, buscar-se-á uma aglomeração de tecnologias e de metodologias para a facilitação do Ensino, como animações, desenvolvimento de atividades práticas com materiais de baixo custo, entre outros. Espera-se que o projeto, em primeira instância, resulte em uma produção de conhecimento tecnológico e científico significativa, por meio do desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, práticas e materiais educativos que serão trabalhados com as próximas turmas do Curso de Automação Industrial.

Palavras-chave


Automação Industrial, Ensino Profissional e Tecnológico, Materiais Didáticos, Construção de Conhecimentos.

Texto completo: PDF