Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DESIGN THINKIN PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL: ISOTOPE RUNNER
Priscila de Araujo Caimi, Iuri Albandes, Felix Nicolai Delling

Última alteração: 12-01-2021

Resumo


Há alguns anos o termo gamificação tem sido difundido em diversas áreas da sociedade, conciliando assim a experiência do jogo ao contexto a ser aplicado e através de diversas publicações na área de educação conforme Legaki, Xi, Hamari, Karpouzis, Assimakopoulos, 2020, sendo possível validar através de relatos desta e de suas relacionadas publicações a perceptível melhora no engajamento, compreensão e motivação do usuário quanto ao conteúdo abordado. Fundamentado a partir da metodologia de Design Thinking e da técnica de gamificação este trabalho foi desenvolvido. Com o suporte de uma pesquisa realizada por mim e disponibilizada de forma eletrônica através do Google Formulário foi possível verificar um grande número de pessoas que tiveram ou ainda possuem dificuldades em compreender as disciplinas que englobam a área de Ciências da natureza. Apoiado nesta e em outras perguntas do formulário será desenvolvido um jogo educacional com o tema de decaimento radiativo, onde por meio deste será possível o aluno realizar a fixação do conteúdo aplicado previamente de forma lúdica e divertida. Posteriormente a esta definição foi elaborado para este trabalho um protótipo de papel para fins de validar a aplicação da ideia anterior ao desenvolvimento, nele consta o decaimento radioativo do U 238, no qual através de cartas representando cada isótopo do decaimiento e as emissões alfa e beta, os alunos precisam percorrer o caminho utilizando as cartas disponíveis. Por meio desta prática foi possível validar que os alunos tiveram sim um melhor entendimento do que é decaimento radioativo e com ele ocorre nos elementos, também foi possível analisar a criatividade, capacidade e colaboração dos alunos para conseguir realizar a atividade conforme relatado na prática Coussirat, 2020. Baseado nessa aceitação está sendo desenvolvido um jogo digital fundamentado no protótipo de papel. O jogo incorpora o estilo de jogo infinite runner com o tema decaimento radioativo, assim ao longo da plataforma ao capturar uma emissão correta o jogador terá o seu isótopo atual transformado novo isótopo. Uma versão beta encontra-se à disposição através do link https://paraujocaimi.itch.io/isotope-runner, no qual será capaz de jogar online ou realizar o download.

Palavras-chave


Gamificação. Jogos Educativos. Radioatividade. Química.

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