Última alteração: 04-02-2021
Resumo
A Associação Satélite Prontidão (ASP) é um clube social negro criado em 1902, que atua como baluarte da cultura e sociabilidade negra na capital gaúcha. Este projeto se justifica por promover o resgate historiográfico, tanto da trajetória centenária do clube, quanto das memórias de homens e mulheres negras que contribuíram para a constituição de sua história. O Projeto, em virtude da pandemia, adaptou suas ações, sendo operacionalizado por meio de lives institucionais. As “Lives do Prontidão” consistiram em uma série de transmissões ao vivo pelo YouTube onde convidados compartilharam suas vivências e experiências vividas na ASP a partir de um recorte temático específico. O projeto teve como objetivo visibilizar histórias e memórias de homens e mulheres negras a partir do desvelamento do acervo da Associação Satélite Prontidão e por meio de um memorial institucional. Quanto à metodologia, o projeto foi desenvolvido com abordagem qualitativa, fins exploratórios, coletando os dados por meio de pesquisa documental nos vídeos das lives da ASP. Por meio de um estudo de caso, analisou-se sistematicamente oito lives, tendo como categorias de análise os valores civilizatórios tradicionais de matriz africana. As categorias são: circularidade, religiosidade, corporeidade, cooperativismo/comunitarismo, musicalidade, memória, ancestralidade, oralidade, energia vital (axé), ludicidade. Analisou-se as falas dos participantes das lives e o impactos e engajamento do projeto na comunidade nas Lives transmitidas verificando os dados analíticos disponibilizadas pela rede social YouTube. Como resultados parciais percebeu-se que os vários recortes temáticos condutores das lives propiciam uma interação intergeracional de frequentadores da ASP, e que a fala dos entrevistados invoca em diversos aspectos os valores civilizatórios de matriz africana como elemento aglutinador da comunidade em torno do clube. Como considerações finais, percebeu-se que ampla divulgação das Lives por meio das redes sociais e transmissão pelo YouTube possibilitaram um aumento em número e variedade do público que acessa o conteúdo, dando maior visibilidade ao Projeto e à atuação da instituição.