Última alteração: 25-01-2021
Resumo
Neste ano de 2020 o IFRS campus Sertão participou pela terceira vez consecutiva da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA, e assim como nos outros anos não teve um número grande de estudantes participando. Isto se deve, principalmente, ao fato de que astronomia não é uma disciplina regular do ensino médio e pouco trabalhada no fundamental. Mas é de conhecimento popular que uma grande parte dos discentes gosta de notícias sobre astronomia. Vendo esse problema, foi criado o Projeto OBA, que servirá de ajuda para os interessados nessa prova e para os participantes que passaram para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências, ONC, que foi marcada este ano pela primeira participação do campus Sertão. Como a maioria destes participantes não faziam parte do projeto, eles foram convidados para assistirem algumas aulas virtuais sobre os conteúdos de astronomia que seriam abordados na segunda fase da olimpíada. As aulas foram inteiramentes feitas por mim, o bolsista do projeto. Os encontros aconteceram ao longo de quatro semanas, de modo totalmente online, devido a pandemia da Covid-19, e estiveram sob a orientação do professor responsável pelo projeto. Os conteúdos que foram abordados nas aulas serviram também de apoio para o que viria logo depois do término delas, que seriam os estudos voltados principalmente para a realização da OBA. A estratégia escolhida foi resolver as provas antigas e corrigir as respostas dadas pelos alunos, também ocorria do professor responsável enviar materiais de apoio para o estudo e a confecção de pesquisas sobre dados astronômicos por parte minha e das alunas voluntárias. Portanto, a criação deste projeto tem por objetivo proporcionar um conhecimento mais profundo de uma área tão pouco abordada entre os conteúdos padrões das escolas, possibilitando aos estudantes novos conhecimentos além do habitual e preparando-os para um melhor desempenho nas OBA de 2020 e de 2021.