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ECOVIAMÃO NAS REDES SOCIAIS: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Patricia Corrêa Guardiola, Claudio Fioreze, Maria Eduarda Hartmann Chagas, Paola Millos Rodrigues

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


A pandemia nos forçou a criar diversas estratégias em todos os contextos na sociedade contemporânea, evidenciando significativamente nossas desigualdades sociais, culturais, étnicas e históricas. Pode-se afirmar que dentre todas essas estratégias, as relações atribuídas às instituições de ensino tenham sido as mais impactadas, já que impossibilitou aglomerações e contato social, característica básica da nossa sociedade humana e, portanto, do ensino tradicional. Com isso, veio à tona  a dura realidade da dificuldade de acesso à internet, a qual é absurdamente elevada no Brasil. Na tentativa de minimizar o abismo educativo e a negação da ciência, principalmente, no atual contexto da Covid-19, criou-se uma página na rede social Instagram® com o objetivo de divulgação científica do Programa EcoViamão e da produção de conteúdos digitais, educativos e sensibilizadores cujo objetivo é  fomentar na comunidade escolar de Viamão, processos de transição socioambiental por meio da produção de alimentos de base ecológica, seguros e saudáveis. Para isso, em 28 de agosto de 2020, foi criado o perfil no Instagram® intitulado @ecoviamao, que foi vinculado ao já existente do mesmo, no Facebook®. Após, foi composto um grupo de trabalho para administrar, organizar e manejar as publicações, o crescimento e a interação do perfil e produzir conteúdos digitais de qualidade. A formação do grupo ocorreu de forma voluntária a partir do interesse e vontade de cada bolsistas do programa, tendo em vista a impossibilidade de ir à campo. Assim, três bolsistas de dois diferentes projetos do Programa EcoViamão (“Hortas Escolares Agroecológicas” e “Alimentação Saudável”) assumiram o desafio de produzir conteúdos digitais para esta rede social onde os jovens em idade escolar, principalmente, mais consomem todo o tipo de informação: Instagram®. Observou-se crescimento gradual de engajamentos e interações do perfil desde a sua criação, como era esperado. Foram produzidos 16 conteúdos com os temas: PANC, alimentação saudável, incentivo e divulgação da produção orgânica. Possuem linguagem acessível que facilita o entendimento, a apropriação das informações e, consequentemente, seu compartilhamento, pois são ricos em transmídias (imagens, vídeos, quadrinhos, músicas, podcasts), sendo atrativos, lúdicos e significativos para a realidade cotidiana tanto do público engajado, quanto das bolsistas. Nossos resultados são parciais em relação ao real alcance dos conteúdos e se a divulgação científica se aproxima dos objetivos destes projetos. Acredita-se, baseado nas tendências apresentadas de engajamento, que a popularidade do perfil @ecoviamao, está crescendo e tende a crescer ainda mais se os conteúdos mantiverem a mesma qualidade apresentada até então.

 


Palavras-chave


Divulgação científica. Rede social. EcoViamão.

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