Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MEIO À PANDEMIA
Maria Eduarda Hartmann Das Chagas, Claudio Fioreze, Patricia Corrêa Guardiola, Paola Millos Rodrigues

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


O contexto atual de pandemia e distanciamento social modificou inúmeros aspectos de nossas vidas e, principalmente, o da escola. Nesse sentido, a atuação dos bolsistas do projeto de extensão Hortas Escolares Agroecológicas também mudou drasticamente, uma vez que não foi possível realizar o trabalho presencial com os alunos da educação básica. Dessa forma, por estarmos atualmente imersos na realidade virtual, encontramos a oportunidade de expor nossos conhecimentos e experiências com hortas escolares através de testemunhos, explicações, dicas, receitas, entre outros. Assim, foi escolhido como objeto de estudo e destaque as hortas PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), já que este assunto - embora antigo e de sabedoria popular - é pouco conhecido e divulgado. O trabalho com as PANC em escolas públicas também se mostra bastante pertinente devido ao seu caráter “espontâneo”, rústico e de baixo custo, uma vez que não requerem manejo e grandes espaços. Ainda assim, são plantas muito nutritivas e que enriquecem os cardápios escolares, fortalecendo a imunidade individual e coletiva através de uma alimentação mais saudável. Por meio da plataforma virtual de mídia e comunicação Instagram, foi possível divulgar a experiência que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerreiro Lima possui com as hortas PANC: no início, foram observadas PANC espontâneas nascendo nos canteiros convencionais da escola e, ao observar o crescimento destas plantas, escolhemos cuidá-las também. Para que o cultivo obtivesse sucesso, o professor de ciências e biologia, Leandro Martins, responsável pelas hortas, incluiu em seu trabalho com os alunos o cuidado e divulgação das PANC. Dessa forma, os alunos foram convidados a preparar oficinas de degustação de cardápios com as PANC existentes na escola. Com este relato, procuramos demonstrar de maneira prática a outras escolas a possibilidade de implementar as PANC em suas hortas e merendas. Além disso, ao retorno das atividades presenciais, o objetivo é começarmos oficinas PANC em todas as escolas que participam do projeto Hortas Escolares Agroecológicas – EcoViamão.



Palavras-chave


Hortas Agroecológicas. PANC. EcoViamão.

Texto completo: PDF