Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Ações de ensino para análise do marketing durante a pandemia
Alex Pereira Riegel, Luiza Venzke Bortoli Foschiera

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


¹Alex Pereira Riegel, ²Luiza Venzke Bortoli Foschiera

 

¹ E-mail: [email protected]

² E-mail: [email protected]

 

¹, ² Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão. Viamão, RS, Brasil.

 

AÇÕES DE ENSINO PARA ANÁLISE DO MARKETING DURANTE A PANDEMIA

O presente resumo relaciona-se ao projeto de ensino “Aproximando os discentes às atividades locais de marketing” disserta sobre ações que auxiliem no marketing de empresas locais durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19). Com o agravamento da situação pandêmica, os negócios locais precisam enfrentar a dinâmica do mercado, que está em rápida mudança, as pequenas empresas sofreram grande impacto devido à redução de consumo da população em vários segmentos. Nessa situação, o marketing tem um papel importantíssimo, buscando contribuir para o futuro desses estabelecimentos, visto que muitos deles ainda estão no processo de constituição. Diante disso, o projeto tem como objetivo auxiliar os estudantes de marketing dos cursos superiores e técnicos, oferecendo instrumentos de apoio às aulas, por meio da elaboração de casos de ensino e da assessoria a organizações locais sobre como utilizar o marketing a seu favor em tempos difíceis e de alta insegurança dos consumidores. Os discentes tiveram como utensílio: vídeos, apresentações, pesquisas e materiais complementares aos conteúdos propostos nos planos de curso. Os casos de ensino desenvolver-se-ão com duas organizações da cidade de Viamão: o Xis Turista, que é uma lancheria localizada no bairro Vila Elza, e outra empresa familiar a ser definida. Os casos serão desenvolvidos visando identificar as características das empresas, abordando o composto de marketing e suas principais dificuldades frente à pandemia, por meio de análise SWOT. Com esses dados, serão analisadas as dificuldades reais das firmas selecionadas, estabelecendo assim uma conexão dos discentes entre o tema e as atividades locais, possibilitando uma visão crítica dos fatos com o conteúdo visto anteriormente em sala de aula (ou em ambiente virtual). Como resultado espera-se dar um retorno positivo para as empresas analisadas, obtendo aumento no engajamento das ações de comercialização e da carteira de clientes. Em suma, o projeto de ensino propicia um ganho para toda a comunidade, tanto acadêmica quanto externa, promovendo o protagonismo dos atores locais na formação de estratégias e conteúdos de marketing.

 

Palavras-chave: Marketing. Atividades locais. Ensino.

 


Palavras-chave


Marketing. Atividades locais. Ensino.

Texto completo: PDF