Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
OFICINAS DE INGLÊS REMOTAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA CASA LAR PADRE OSCAR BERTHOLDO EM FARROUPILHA/RS
Júnior de Arruda, Lucilene Bender de Sousa, Karina Bianchi

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


No mundo globalizado de hoje, compreende-se a importância do aprendizado da língua inglesa, sendo esta uma linguagem de comunicação universal e que oferece maiores e melhores oportunidades, tanto no Brasil quanto fora do país. Também é sabido que o ensino de línguas estrangeiras nas escolas regulares não é suficiente para alcançar um conhecimento satisfatório e que grande parte da população brasileira não tem condições de pagar por cursos de idiomas. Nesse sentido, o programa de extensão “Inglês para todos” do IFRS – Campus Farroupilha surge com possibilidades de ampliação de aprendizado e prática da língua inglesa, tendo como uma de suas ações a oferta de oficinas na Casa Lar Padre Oscar Bertholdo, que oferece acolhimento institucional gratuito para crianças e adolescentes de zero a dezoito anos de idade e que se encontram em situação de vulnerabilidade social em Farroupilha/RS. Essas oficinas visam despertar o gosto pela língua inglesa, proporcionando o contato com palavras e expressões estrangeiras de maneira dinâmica, lúdica e significativa, promovendo novas possibilidades comunicativas. Os encontros acontecem no laboratório de informática da instituição de maneira virtual, via aplicativo Zoom, com duração média de 40min. Os participantes, acompanhados pela coordenadora pedagógica e uma auxiliar, são divididos em dois grupos, tendo como critério de divisão a faixa etária (a partir dos quatro anos de idade), e são alternados semanalmente. O roteiro e os materiais das oficinas são elaborados pelos integrantes do programa “Inglês para todos”, em diálogo e concordância com as possibilidades da Casa Lar. A proposta evidencia o aspecto interativo, com base no encaminhamento metodológico referendado pelo enfoque comunicativo. Os conteúdos priorizados foram estabelecidos com base nas funções da linguagem, ou seja, em itens linguísticos inseridos em situações reais de uso da língua, tais como se apresentar em inglês, expressar sentimentos, gosto ou aversão em relação a cores, frutas, animais, etc. Para tanto, são utilizadas atividades de motricidade fina, brincadeiras, fantoches, imagens, jogos, músicas e vídeos. De acordo com a coordenação da Casa Lar e as impressões da equipe, as crianças e adolescentes estão apresentando retornos positivos sobre os encontros, engajando-se nas atividades propostas e aprendendo os vocábulos e expressões trabalhados. Acredita-se que conseguir visitar esse público, ainda que de maneira virtual, levando a eles possibilidades de aprendizado e prática da língua inglesa possa, também, contribuir para o seu bem-estar.

Palavras-chave


Inglês. Ensino. Aprendizagem.

Texto completo: PDF