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ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AÇÃO: OFICINA REMOTA SOBRE A GRANDEZA FÍSICA MASSA
Júlia Maia Reck, Andreia Modrzejewski Zucolotto, Valesca Martins Thumé, Aline Grunewald Nichele, Lucio Olimpio de Carvalho Vieira

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O Alfabetização Científica em Ação é um projeto de Ensino desenvolvido no IFRS Campus Porto Alegre, vinculado ao Edital IFRS nº 68/2019. Se justifica nas demandas identificadas por professores da Química, com relação às dificuldades de alunos nas disciplinas dessa área. O objetivo é desenvolver e oferecer aos estudantes atividades que potencializem a aprendizagem efetiva sobre conceitos basilares de Ciências da Natureza, por meio de propostas didáticas, inovadoras e contextualizadas. O projeto propõe, juntamente com outras atividades, a oferta de Oficinas Remotas, que articulem a compreensão de conceitos científicos nas atividades práticas. A primeira oficina, objeto do presente relato, discutiu a Grandeza Física Massa. Tal atividade abordou um conceito basilar para o letramento científico, sendo elaborada pelas bolsistas vinculadas ao projeto. O planejamento inicial envolveu o estudo do referencial teórico, por meio da leitura de artigos sobre o conceito do tema, a origem e aplicação do padrão atual do S.I. e das grandezas derivadas. Na sequência foram investigados experimentos exequíveis em qualquer espaço (considerando o contexto de distanciamento social, a prática seria desenvolvida nos domicílios dos participantes). Assim, foi planejada a atividade que envolveu a noção que fundamenta o princípio da medição de massa. Foi desenvolvida a construção de um modelo de balança artesanal usando como base um cabide, entre outros materiais. Por meio desta atividade, foi possível experienciar, observar e problematizar o que significa medir a massa de um corpo, usando o princípio de comparação de massa e equilíbrio envolvido na medição. A oficina obteve êxito, ao relacionar conceitos demandados nas disciplinas de cursos do IFRS Campus Porto Alegre, em que os alunos foram convidados a participar. Apesar da pequena adesão do público - típica da falta de tempo no contexto atual - pode-se perceber que a oficina problematizou o tema em estudo e ofereceu novas formas de compreensão a tão caro conceito da área das Ciências da Natureza em geral e de Química, especificamente. Entende-se que a oficina obteve sucesso na abordagem que propiciou e, especialmente, se destaca a experiência das bolsistas que a conceberam e a desenvolveram. A oficina foi um desafio para as licenciandas, especialmente no contexto de atividade remota, pois requer novas habilidades e um exercício criativo ainda maior. A busca por instigar a Alfabetização Científica por meio de Ações, como indica o nome do Projeto, cumpre seu objetivo nesta oficina, incitando práticas de forma simples e tornando possível novas ações desenvolvidas pelas bolsistas licenciandas.

Palavras-chave


Alfabetização científica; Experimentação; Ensino remoto de Química.

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