Última alteração: 04-02-2021
Resumo
O presente trabalho pretende apresentar o curso de extensão Conversation Meetings, vinculado ao programa Núcleo de Línguas e Culturas, do IFRS Campus Canoas, cujo objetivo é proporcionar a qualificação linguístico-cultural dos participantes por meio de atividades extensionistas, com foco na relação entre comunidade acadêmica e comunidade externa. A ação Conversation Meetings visa reunir pessoas que já passaram por processos de aprendizagem em língua inglesa, proporcionando momentos de práticas de suas habilidades comunicativas no idioma, uma vez que os estudantes costumam ter poucas oportunidades para tal. Os encontros acontecem semanalmente e, durante o isolamento social, foram adaptados para formato on-line pela plataforma Google Meet. As inscrições para participação, feitas com o uso de formulário on-line, são amplamente divulgadas nas mídias sociais e no site do campus; no caso de o número de inscritos exceder o de vagas, são consideradas as primeiras inscrições. No dia de início do curso, após o encontro de apresentação do grupo, é solicitado aos participantes que respondam um formulário com sugestões de temas pelos quais se interessam. Assim, são elencados os temas para cada encontro, e pessoas externas ao curso com conhecimentos na língua são convidadas para contribuir com as discussões. Os convidados também podem auxiliar na escolha do material em língua inglesa, o qual é enviado aos participantes previamente para estudo do tema, gerando momentos síncronos e assíncronos de aprendizado. A partir desse material e dos conhecimentos do convidado, são preparadas perguntas que instiguem o debate. Durante o encontro, existem duas possibilidades: o convidado pode ser o guia da conversa, fazendo os questionamentos aos participantes; ou o(a) mediador(a) do encontro é quem conduz, e o convidado responde às perguntas. Em ambos os casos, os participantes são livres para fazer comentários ou questionar a qualquer momento, posto que o objetivo principal é desenvolver a habilidade de speaking. Como resultado parcial, observa-se uma participação significativa dos membros do grupo, compartilhando suas experiências e dúvidas com relação ao tema e à língua inglesa, mesmo na modalidade on-line. Os desafios para o futuro do projeto são a manutenção da frequência e do interesse, apesar da nova rotina de atividades remotas imposta pela pandemia.