Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Mais Ciência: Monitoria de Biologia em relação à Ecologia nos terceiros anos
Sara Marinho da Silva, Janaína de Nardin, Natalia Ceconelo Rodrigues, Rodrigo Otavio da Silva Macedo

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


A educação científica capacita os estudantes a compreender o mundo que os cerca e a desenvolver o pensamento crítico, o que é fundamental para o desenvolvimento da cidadania. As metodologias de ensino transmissivo, bastante comuns até os dias de hoje, podem ser substituídas por metodologias ativas, nas quais os estudantes se tornam protagonistas do seu processo de aprendizagem. O projeto "Mais Ciência: Monitoria em Biologia" é um projeto de monitoria, portanto busca ajudar na busca de conhecimento tanto dos alunos como dos monitores, por meio da descentralização do aprendizado e busca autônoma de conhecimento em biologia. Tem como objetivo: ajudar na aprimoração dos conhecimentos adquiridos remotamente por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), facilitar a aprendizagem dos alunos por meio dos monitores que estarão sempre disponíveis para resolver dúvidas e desenvolver experimentos práticos que possam ser feitos em casa pelos alunos. A metodologia aplicada nas turmas do terceiro ano dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo Integrados ao Ensino Médio, turno da manhã, em relação à ecologia, envolve as seguintes etapas: contribuição na elaboração de perguntas que serão usadas nas APNPs de biologia, busca de vídeos didáticos que possam ser usados nas APNPs, fazer as atividades que estão no Moodle, responder perguntas de discentes em relação à matéria e participação dos monitores na aula síncrona de biologia. A Ecologia é uma ciência que estuda as interações entre os seres vivos, entre si e também com o meio ambiente. Estão incluídas no âmbito da ecologia as alterações ambientais, das quais podemos citar a extinção de espécies e a poluição dos ecossistemas, tendo então como importância a prevenção e a conscientização dos alunos com relação a esses assuntos. Como resultado observamos que as dinâmicas e métodos utilizados para o ensino foram bem elaborados, visto o fato da participação de boa parte dos alunos nas atividades das APNPs. Assim podemos concluir que houve uma melhor aprendizagem por parte dos discentes devido a maior interação entre os alunos e o professor, por meio dos monitores, bem como um maior aprendizado dos monitores, por meio das pesquisas feitas em casa para complementar seus conhecimentos para melhorar a compreensão da matéria ensinada.

Palavras-chave


Ensino; APNPs: Ecologia.

Texto completo: PDF