Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Rede social como ferramenta no ensino de química
Gabriel Otto Gehring Schreiner, Débora Tomasini

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O uso da internet para ações pedagógicas tem se difundido cada vez mais e uma das principais características é a existência de redes de interações, nas quais muitos de nós estamos imersos. Nos dias de hoje, a base para o desenvolvimento social e educativo é a comunicação, e, as redes sociais são uma plataforma essencial para isso, já que o uso de tais meios contribui para o compartilhamento de informações, entretenimento e aproximação das pessoas. Atualmente, tais redes são meios de interação cada vez mais presentes entre os jovens, e desta forma poderiam se tornar também como um apoio positivo na aprendizagem dos estudantes. Algumas redes sociais possibilitam uma grande transição de informações e compartilhamento de conteúdo, destacando-se o Facebook e o Instagram, por serem duas das redes sociais mais visitadas por milhões de usuários do
mundo todo. É nesta nova realidade que os educadores precisam inovar para um novo papel como indivíduo formador e facilitador da aprendizagem, visto que muitos dos alunos apresentam dificuldade na área de ciências exatas, que abrange as áreas da física, química e matemática, devem então criar novas atividades que permitam aos alunos interagir e trocar conhecimentos vistos em sala de aula através dessas redes sociais, já que as mesmas provocam grande interesse. Desta forma, este projeto tem por objetivo contribuir para a aprendizagem da disciplina de química, através da utilização das redes sociais Facebook e Instagram como forma de compartilhamento de conteúdos relacionados à química, estabelecendo assim conexões sociais entre os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Sertão do IFRS, podendo facilitar em novas aprendizagens para além da sala de aula. Os materiais publicados nas redes sociais são elaborados pelo bolsista, utilizando-se como referencial diversas páginas de Química das redes sociais, pesquisadas previamente, além de materiais pedagógicos disponíveis na internet sobre a disciplina. Além disso, a ementa da disciplina de Química I dos cursos técnicos do Campus, é utilizada como referência na seleção dos conteúdos
publicados. Para a montagem dos posts utiliza-se programa Canva, que permite criar mapas mentais, infográficos e resumos, deixando-os mais interessantes. Para uma maior interação dos estudantes com o projeto são elaboradas questões que podem ser respondidas pelos alunos nos comentários da postagem. A verificação dos objetivos propostos se dará através de uma enquete utilizando o google forms, que será elaborada ao final do projeto.

Palavras-chave


Química; Rede social; Compartilhamento

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