Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
PLATAFORMA MOOVICK: ORIENTANDO ESTUDOS EM TEMPOS PANDÊMICOS
Mateus Batista Kaufmann da Silva, Juliana Battisti, Érica Ribeiro de Matos

Última alteração: 04-02-2021

Resumo


De acordo com o 26º Artigo da Declaração Universal de Direitos Humanos toda pessoa possui assegurado o direito à educação. Dentro desse direito estão inclusas as oportunidades de preparação para os exames acadêmicos, e aqui destacam-se os vestibulares. Segundo pesquisa feita pelo Grupo de Trabalho de Recuperação do Calendário Acadêmico do IFRS, 24,5% dos estudantes do IFRS acessam a internet apenas pelo celular, que é considerado um dispositivo inadequado para uma boa experiência de estudo. Com o atual cenário pandêmico, o uso desse dispositivo se intensificou, exigindo ações educativas adaptadas a essa tecnologia. O objetivo deste trabalho é a implementação do Moovick, uma plataforma projetada para que estudantes do IFRS se prepararem para o ENEM e o Vestibular da UFRGS. Esse software integra o projeto Pré-ENEM do IFRS, Campus Restinga, e é alimentado por materiais destinados aos alunos, produzidos pelos próprios professores do campus com base nas aulas publicadas no canal da Seduc-RS. A pesquisa do presente trabalho é qualitativa, de caráter descritivo, e utiliza os procedimentos de estudo de caso. Moovick foi pensado visando amenizar o problema de falta de equipamentos adequados para estudo e contato com o método de ensino dos professores que os alunos já possuíam familiaridade. O layout do programa é responsivo, o que significa que se adequa a diferentes tamanhos e formatos de tela. Além disso, o acesso é livre e gratuito. Como forma de organizar a disposição dos conteúdos, categorias personalizáveis pelos professores são utilizadas para rotular os materiais que, por padrão, já são exibidos em ordem semanal. Atualmente, a plataforma está em fase de acompanhamento e questionários estão sendo enviados constantemente aos usuários. Esses, por sua vez, têm como objetivo acercar-se à experiência de utilização da plataforma, com vistas a reformulações futuras. Junto a isso estamos realizando leituras que nos auxiliarão a atender as demandas trazidas pelos usuários nas respostas. O formulário contém, também, perguntas que visam a conhecer quais as provas os usuários pretendem se candidatar; qual é seu perfil; quais são os métodos e frequência de estudos; e quais são as disciplinas que têm mais dificuldades. Além disso, uma das perguntas focais é descobrir sobre o interesse em realizar oficinas intensivas de preparação para as provas. Essas respostas, juntamente com o acompanhamento e as leituras que estão sendo realizadas, servirão de base para a reestruturação das ações do projeto e de novas proposições.



Palavras-chave


Plataforma web de estudos. Pandemia. ENEM e vestibular.

Texto completo: PDF