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PROJETO POR UM IF DE AFETOS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E ACOLHEDORAS NO CAMPUS OSÓRIO
Karolaine Heckler, Kathlen Luana De Oliveira

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O projeto de ensino “Projeto Por um IF de afetos: experiências educativas e acolhedoras no Campus Osório” consiste na construção de ações educativas acerca da vida estudantil que promovam a reflexão sobre diversidade, protagonismo, aprendizagem, afetividade, conflitos, saúde e meritocracia. O projeto tem como objetivos escutar os e as estudantes, ampliando o olhar sobre as relações de ensino-aprendizagem. As ações propostas almejam evidenciar o protagonismo estudantil e o aprendizado integral e humanizado; construindo conhecimentos a partir do acolhimento e do afeto. A jornada estudantil não é fácil, especialmente dentro de uma instituição como o IFRS. Há diversidade, competição, exigência de notas, excesso de atividades, conflitos relacionais, contextos socioeconômicos distintos. Por isso, a partir da crítica freireana ao sistema acadêmico, compreende-se educação mais do que um adquirir e processar informações. A construção do conhecimento, na prática, está interligada aos sentimentos, à integralidade humana e à realidade social e às experiências de cada estudante, como teorizado por Jorge Larrosa. É nesse sentido, que o projeto fomenta debates sobre a vida estudantil democratizando saberes, promovendo a reflexões sobre a inclusão e contribuindo para a permanência e conclusão de curso no Campus Osório. As experiências discentes são fundamentais e precisam ser visíveis, debatidas e escutadas. Metodologicamente, o projeto se organizou em três etapas. Em primeiro lugar, forma realizados momentos de estudos sobre educação por meio de leituras de textos, principalmente, de Jorge Larrosa e Paulo Freire. Em segundo lugar, realizou-se um levantamento de dados para a identificação de dificuldades de adaptação, estudos ou interação. A partir de questionários, buscou-se também o reconhecimento de atividades e experiências que contribuíram de forma construtiva para o aprendizado. Em terceiro lugar, há o planejamento e a realização de ações, encontros, conversas e entrevistas virtuais. São atividades que envolvem o acolhimento, diálogo, espaços de incentivo a escuta e a fala das e dos estudantes. A partir das ações já realizadas, é possível afirmar que o projeto estabeleceu uma comunicação com as e os estudantes, diagnosticando conflitos referentes à convivência, à adaptação no campus e desafios da representatividade no grêmio estudantil. Com as ações, foi possível fomentar momentos de diálogo, de escuta e instigar uma mudança do olhar sobre as relações de ensino-aprendizagem. Assim, o projeto Por um IF de Afetos é de suma relevância, pois reconhece a voz das e dos estudantes e aposta na afetividade como necessária ao processo educativo.



Palavras-chave


Afetividade. Convivência. Diversidade.

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