Última alteração: 25-01-2021
Resumo
O Curso de Revisão para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, II e III é um projeto de ensino ofertado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, desenvolvido no campus Caxias do Sul. O projeto tem por finalidade, oportunizar um espaço de aprendizado para os acadêmicos dos cursos de Engenharias e da Licenciatura em Matemática, a fim de ampliar seu conhecimento em Cálculo Diferencial e Integral. Assim, fortalecendo os conceitos fundamentais para as disciplinas de Cálculo, e consequentemente, melhorando o desempenho acadêmico nas disciplinas ao longo do curso. Para isso, será ofertado aos alunos que apresentarem interesse, um curso de revisão abordando os conteúdos fundamentais do Cálculo. Notou-se que a maioria dos acadêmicos matriculados nessas disciplinas, acabam abandonando-as por não ter uma boa base das disciplinas anteriores. Isto causa prejuízo tanto para o acadêmico, como para a instituição, no que se refere a permanência e êxito dos mesmos durante a graduação. Esses fatores são as principais justificativas para o desenvolvimento deste projeto. Ele se dá com a participação de dois bolsistas efetivos, provenientes do curso de Licenciatura em Matemática, que atuam por dezesseis horas semanais, desde o mês de setembro. No que diz respeito aos objetivos direcionados aos bolsistas atuantes do projeto, busca-se enriquecer, enquanto licenciando, os conhecimentos com relação à prática docente, uma vez que eles estarão atuando diretamente com os alunos, identificando dificuldades e podendo aplicar diferentes formas de abordagem dos conteúdos e recursos diversos. Os bolsistas, inicialmente, desenvolverão uma apostila que irá conter os conteúdos que serão ministrados durante o curso, que contemplarão tópicos como limites, derivadas, taxas relacionadas, integral, Teorema Fundamental do Cálculo e tópicos de geometria analítica, como superfícies cônicas e quádricas. Por meio de reuniões semanais com o coordenador do projeto, os bolsistas proporcionam um retorno a esse docente sobre o andamento do projeto, assim como esclarecem dúvidas referentes às melhores formas de abordagem do conteúdo no material em desenvolvimento. Após a finalização da apostila, será divulgada a data de início do curso bem como será realizada a divulgação da proposta para que os estudantes possam aderir a ela por meio de um formulário eletrônico. O curso ocorrerá, a princípio, de forma remota. Ao final do projeto pretende-se desenvolver, além de relatos de experiência em eventos, um artigo sobre a contribuição desse trabalho para o desempenho dos alunos em sala de aula na disciplina de Matemática.