Última alteração: 05-01-2021
Resumo
A preocupação com o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos estudantes, voltados para as necessidades das organizações onde esses futuros profissionais atuarão, tem levado as instituições de ensino técnico e universitário a aprimorar seus planos, metodologias e estratégias pedagógicas. Na busca por um processo educativo otimizado, uma das maiores dificuldades enfrentadas tem sido aproximar teoria e prática e, nesse sentido, uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço nos ambientes de aprendizagem têm sido os jogos de simulação de negócios (BSGs), por representarem situações muito similares ao dia a dia vivenciado pelas corporações, proporcionando a visualização de demandas reais e destacando as competências necessárias envolvidas na solução dessas rotinas. Atualmente os resultados das pesquisas apontam os benefícios destes softwares a partir do ponto de vista de quem os utiliza, mas não existem estudos quantitativos que comprovam sua eficiência a partir de interfaces homem-máquina como instrumento de análise da experiência de usuário. Esta pesquisa consiste em detectar e evidenciar padrões recorrentes em determinados estímulos visuais durante a utilização de um jogo simulando uma indústria a partir de decisões operacionais, comerciais, financeiras e de recursos humanos, monitorado por um sistema de rastreamento ocular (Eye Tracking) através da Webcam e armazenagem de dados em nuvem, a fim de avaliar possíveis contribuições dos aspectos, estratégias e conteúdos apresentados pela ferramenta, à luz da neurociência. Resultados parciais obtidos a partir da coleta de dados com 22 alunos do curso de engenharia mecânica do IFRS campus Rio Grande, apontam maior interesse em momentos em que o usuário acessa telas com mais imagens e cores, mantendo por mais tempo o olhar do usuário, destacando a importância do caráter visual para a atenção, o que contribui para a fixação de informações importantes na tomada de decisão. Espera-se, com a análise completa, que incluirá o acompanhamento da estratégia adotada e dos mapas de calor, identificar quais outras contribuições dos BSG´s podem auxiliar na familiarização dos alunos com um ambiente corporativo, e na potencialização de habilidades e competências necessárias para a formação de um profissional preparado para as demandas do mercado de trabalho.