Última alteração: 12-01-2021
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi conhecer os tipos de práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas e como é operacionalizado o uso das Tecnologias Digitais Móveis (TDM) na educação nestas práticas. Para atingir tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa documental numa perspectiva pós-estruturalista, composta por treze trabalhos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) no ano de 2018. Este evento é realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem como finalidade reunir a comunidade da área de Informática na Educação para a troca de informações e a formulação de metas para que sejam superados os desafios educacionais brasileiros (CBIE, 2019). A análise dos materiais de pesquisa foi orientada pela seguinte pergunta de pesquisa: quais são as técnicas e finalidades utilizadas nas práticas pedagógicas envolvendo o uso de tecnologias digitais móveis? A partir desta pergunta e de recorrentes leituras, foram construídos quadros com excertos extraídos do conjunto de materiais de pesquisa. Tais quadros foram fundamentais para a análise desenvolvida e possibilitou identificar os tipos de técnicas e finalidades empregadas no uso das TDM em práticas pedagógicas educativas. Com isso, pode-se identificar que, de modo geral, a finalidade do uso das tecnologias na educação ainda está centrada no manuseio do recursos tecnológicos em si mesmo. Com relação às técnicas utilizadas na condução destas práticas, percebe-se que o uso de aplicativo para dispositivos móveis e realidade aumentada são as mais utilizadas. Observou-se que enquanto o uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagem é enfatizado, os conhecimentos desenvolvidos por meio dos recursos tecnológicos ficam esmaecidos. Assim, compreende-se que se faz necessário pensar e problematizar a forma como as TDM são inseridas nas práticas pedagógicas. Ao final da pesquisa, foram viabilizados webinários, em parceria com o Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE/IFRS), com o objetivo de pensar as TDM na educação para além do uso como ferramenta de aprendizagem. Tal argumento está baseado nos resultados da pesquisa aqui descrita e dos estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Matemática e Tecnologias (GEPEMAT/IFRS/CNPq), que defende que a escola também se comprometa em pensar e abordar o uso das tecnologias como forma de habitar e atuar na sociedade digital.