Portal de Eventos do IFRS, 5º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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COMUNIDADES DE PRÁTICA COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: REFLEXÕES ACERCA DOS BENEFÍCIOS INDIVIDUAIS E INSTITUCIONAIS E APROXIMAÇÕES COM A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Jonas Baronio, Aline Grunewald Nichele

Última alteração: 21-01-2021

Resumo


Comunidades de prática (CoP) são ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas para propiciar a aprendizagem colaborativa em práticas profissionais. Elas se apresentam nas formas presencial e virtual. Uma comunidade de prática proporciona aprendizagens na perspectiva individual de cada participante e na perspectiva organizacional, ou seja, produz conhecimentos interdisciplinares benéficos à organização em que ela é desenvolvida e aos seus participantes. O crescente uso de tecnologias digitais facilitam a difusão de informações, a construção e a distribuição de conhecimento mais rapidamente. Este fenômeno criou bases para o desenvolvimento das comunidades virtuais de prática (VCoP). Nesse cenário, nos propusemos a investigar como a aprendizagem colaborativa, por meio de interação em uma VCoP é capaz de aprimorar as práticas de gerenciamento de contratos administrativos, bem como contribuir para a formação humana integral (FHI) de seus membros, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As distâncias geográficas entre as unidades do IFRS conduzem para o desenvolvimento da CoP na modalidade virtual. Nesse trabalho apresentamos um recorte da nossa pesquisa, considerando os benefícios institucionais e individuais que VCoP podem proporcionar em organizações públicas e as aproximações que as CoP têm com a FHI.  A FHI traz consigo a ideia de uma educação que contempla a totalidade do indivíduo, pois pressupõe o acesso a conhecimentos científicos historicamente produzidos e o desenvolvimento das múltiplas dimensões humanas, e com isso tem potencial para ampliar possibilidades em sociedade e no mundo do trabalho. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica direcionada a conhecer comunidades de prática em organizações públicas brasileiras. Os resultados da pesquisa apontam que as VCoP investigadas proporcionam benefícios institucionais e individuais, e o desenvolvimento de dimensões cognitivas, éticas, sociais e afetivas dos participantes contribuindo para a FHI, mesmo que não intencionalmente. A partir dos achados dessa pesquisa será concebida uma VCoP no IFRS, com a finalidade de propiciar aprendizagem colaborativa.


Palavras-chave


Comunidade de prática; Formação Humana Integral; Educação Profissional e Tecnológica

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