Última alteração: 05-01-2021
Resumo
A evasão escolar ocorre desde a educação básica à superior, tanto em instituições públicas quanto privadas. Compreender a evasão implica conhecer e compreender os processos de mudanças pelos quais passam os estudantes durante seu período de formação. Na educação profissional a situação não é diferente, sendo que nos Cursos Superiores de Tecnologia (CST), o constante abandono tem sido motivo de preocupação não só das instituições de ensino, mas também da sociedade como um todo. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão, esta evidência está presente nos CST em Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Ambiental. Diante dessas ponderações, este projeto de pesquisa teve a finalidade de compreender os fatores que estão contribuindo para a evasão (ou desistência) de estudantes que ingressaram em CST que são oferecidos pelo IFRS – Campus Sertão, analisando a situação escolar/acadêmica dos ex-estudantes desses cursos. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa e quantitativa envolvendo dois momentos: pesquisa bibliográfica a partir de material já publicado e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso envolvendo ex-estudantes dos CST em Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Ambiental, que ingressaram entre os anos 2010 e 2018. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário a 21% desses ex-estudantes, perfazendo um total de 95, que foram escolhidos de forma aleatória, por meio de sorteio. Os resultados permitiram compreender alguns fatores que estão determinando a evasão de estudantes que ingressam em CST, o que reforça a necessidade das instituições de ensino que oferecem estes cursos, o poder público e a sociedade em geral no enfrentamento e superação deste fenômeno. De modo geral, os resultados apontam na direção de que as contradições e os conflitos existentes no processo de evasão são múltiplos, desde as dificuldades do estudante até as de caráter institucional. Em se tratando de CST, a instituição de ensino precisa conhecer quem são os seus estudantes, para que assim possa atendê-los nas suas necessidades concretas. Este estudo contribui para a institucionalidade do IFRS – Campus Sertão, demais Campi do IFRS e outros Institutos Federais assim como para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais voltadas para a educação profissional. Subsidia propostas, em âmbito didático, curricular e avaliativo do projeto pedagógico dos cursos envolvidos e de outros cursos e instituições similares.