Última alteração: 25-01-2021
Resumo
O projeto de ensino desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, intitulado “Estratégias de ensino e elaboração de materiais didático-pedagógicos de apoio à Educação Profissional e Tecnológica”, tem como finalidade facilitar e apoiar os docentes através de pesquisa, sugestão, instrumentalização e desenvolvimento de materiais que promovam melhorias no processo de ensino e na construção das aprendizagens por parte dos estudantes. O referido projeto teve início em 2015 e tem como base para o planejamento e a execução das atividades às demandas didático-pedagógicas dos docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica do IFRS — Campus Sertão. Assim, o contato inicial ocorre entre o docente e a(s) coordenação/bolsista(s), as quais realizam um dossiê de ideias e/ou elaboração de materiais de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Os materiais produzidos são armazenados no Laboratório de Ensino do IFRS — Campus Sertão e disponibilizados para a comunidade acadêmica, quando necessário. Contudo, durante a pandemia COVID - 19, os objetivos específicos e as ações do projeto foram adaptados e têm sido, especialmente, no esclarecimento do ensino remoto a partir da produção de vídeos acerca do uso do moodle, plataforma oficial das atividades pedagógicas não presenciais do IFRS. Diante do exposto, este trabalho apresenta o projeto de ensino e as ações desenvolvidas durante o ano de 2020. Para tanto, a metodologia utilizada pauta-se em uma abordagem qualitativa, de objetivos exploratórios, por meio da técnica bibliográfica, baseada em autores que se ocupam dessa temática e do relato de experiência. Os resultados parciais obtidos, são embasados em observações e dados/relatos obtidos desde o início da execução do projeto até o presente momento. Estes indicam que os docentes se mostram incentivados a aplicar no trabalho pedagógico as informações disponibilizadas e produzidas pelos integrantes do projeto de Ensino, visto que buscam facilitar o processo de de ensino-aprendizagem. Além disso, tem contribuído com a formação continuada dos bolsistas integrantes do projeto.