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[RE]CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA: ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
Leonardo Scherer, Cátia Alves Martins

Última alteração: 21-01-2021

Resumo


O

termo “competência” vem cada vez mais sendo empregado na área da educação. A partir desse fato surgiu a provocação de realizar um estudo com a finalidade de contribuir para as reflexões de mobilização de competências para a formação de professores na contemporaneidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar as competências para a atuação do professor na contemporaneidade e qual o (os) papel (eis) que o coordenador pedagógico assume frente a reconstrução dessas competências, relacionandoas com a prática de docentes no município de Alto Feliz (RS). Esta pesquisa enfoca que tanto o sujeito professor quanto o sujeito aluno trazem variações profundas em relação ao século passado, pois a sociedade contemporânea modificou muitas formas de aprender e de ensinar. Sendo assim, procura-se identificar quais as competências para a atividade docente que são necessárias a fim de aprimorar a formação desse profissional no cenário educacional atual. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi qualitativa, com enfoque exploratório, utilizando-se um questionário como instrumento de coleta de dados juntamente com professoras e coordenadora pedagógica. Os resultados, analisados sob a ótica da análise de conteúdo, apontaram algumas similaridades com as concepções de competências e habilidades dos autores pesquisados no decorrer do estudo, sobretudo com Perrenoud (2000) e Morin (2000) e com as ideias acerca de contemporaneidade propostas por Bauman (2013). Observou-se também que as competências abordadas nos cursos de pedagogia e licenciaturas, nas formações continuadas e na prática diária se refletem nas atividades docentes tanto das professoras como da coordenadora pedagógica pesquisadas.

 


Palavras-chave


competências; formação docente; contemporaneidade

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