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A REVISTA POLIVISÃO ATRAVÉS DOS RELATOS DE EX-PROFESSORES DA ESCOLA POLIVALENTE DE ÓSORIO/RS
Bruna Luiz dos Santos, Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Última alteração: 05-01-2021

Resumo


No âmbito da pesquisa relativa à história da Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Escola Polivalente, em Osório/RS, o presente trabalho analisa os relatos de ex-professores sobre a Revista Polivisão (periódico produzido pelos docentes na década de 1980). As narrativas foram colhidas através da História Oral, com a realização de entrevistas guiadas a partir de um questionário semiestruturado. Tem-se por objetivo compreender quais eram as diretrizes do impresso e qual a importância de um periódico educacional para a cidade de Osório/RS, bem como discorrer sobre como funcionavam os convites e a submissão na revista. Entende-se que a imprensa pedagógica é um importante instrumento para conhecer o contexto educacional (concepções pedagógicas) e social (ideologia moral e política) de uma época, e, por isso, o seu estudo é muito relevante. Através das narrativas, podemos perceber que a Revista Polivisão tinha o intuito de divulgar o trabalho da escola. Embora uma das entrevistadas ter relatado que o periódico era simples e não tinha grandes intenções, o editorial do número 1 expõe o objetivo de ser uma revista de educação para todo o Litoral Norte Gaúcho. O impresso era aberto à quem tivesse interesse em publicar, fosse da comunidade interna ou externa. A equipe editorial cuidava apenas de questões como a relevância e se o texto possuía uma linha estrutural, mas não intervinham na escrita, o autor tinha liberdade para escrever o que quisesse desde que se adequasse aos temas do periódico. Apesar de ser baseada em ideias pedagógicas, a revista possuía também um cunho crítico. Ainda, os exemplares eram distribuídos gratuitamente a cada dois meses. A Revista Polivisão, por fim, foi bem construída e teve muito prestígio na época, ela aproximou a comunidade interna e externa, contribuiu com o exercício do conhecimento teórico dos professores e possibilitou mostrar as produções dos alunos e as ideias dos professores do Polivalente, além de, principalmente, incentivar o discente a escrever.


Palavras-chave


Imprensa Pedagógica. Escola Polivalente. História Oral.

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